Início Agentes da STTP participam de capacitação para execução de Projeto de redução de acidentes em trechos críticos da cidade.

A prefeitura de Campina Grande, através da STTP, cumprindo sua missão institucional, realizou na manhã desta terça-feira, 01, mais uma capacitação técnica para todos os agentes de trânsito que atuam nas ruas da cidade. Desta vez, a formação dos profissionais para o exercício de suas funções, teve como objetivo principal a preparação para execução do […]

01/08/2017 9h59 Atualizado há 9 meses atrás

Desta vez, a formação dos profissionais para o exercício de suas funções, teve como objetivo principal a preparação para execução do projeto “Operação MAIS VIDA”, e que será realizada nas áreas com maior número de acidentes de trânsito de Campina Grande, contabilizados pelo setor de Estatística da STTP.

Nos onze trechos detectados como críticos, as equipes de agentes de trânsito estarão posicionadas em corredores de fluxo, cruzamentos e rotatórias com o objetivo de prevenir o cometimento de infrações de trânsito e diminuir o risco da ocorrência de acidentes, atuando de forma preventiva, em conformidade com os princípios da legalidade, da ética, da moral e do respeito ao ser humano.

De acordo com Félix Neto, superintendente da STTP, “a capacitação dos agentes objetiva prepará-los para o exercício das atividades, com um novo modelo de fiscalização e operação de trânsito, buscando atender a demanda da coletividade com humanização, garantindo mais segurança para os condutores e pedestres”.

A “Operação + Vida”, foi idealizada pela AGETRANS (Associação dos Agentes de Trânsito do Município de Campina Grande) com total apoio da STTP, visando uma redução no número de acidentes de trânsito em nossa cidade, contribuindo desta forma com:

A diminuição no número de vítimas com invalidez temporária ou permanente, causadas pelos danos sofridos nos acidentes;
A diminuição dos gastos do Poder Público com o atendimento as vítimas;
A diminuição no número de leitos hospitalares ocupados por estas vítimas;
A melhoria na segurança e fluxo das vias, contribuindo com a Mobilidade Urbana.
Consta ainda na execução do projeto, ações educativas e preventivas, principalmente buscando conscientizar a população a respeito do grave risco existente quando se dirige e não são respeitadas as leis de trânsito.

A Multa é simplesmente uma consequência, aplicada aqueles que não respeitam o CTB, cometendo infrações de trânsito e colocando em risco a segurança de todos. A “Operação + Vida” busca prevenir/evitar o cometimento de infrações, consequentemente diminuindo o número de acidentes e de multas aplicadas.

Todo o projeto, além de buscar uma redução significativa no número de acidentes em nossa cidade, visa também mostrar a sociedade que os agentes de trânsito e a STTP exercem uma atividade que vai muito além do que o preenchimento de autos de infração e a aplicação de multas.

A efetiva ação do agente de trânsito busca principalmente garantir a fluidez e a segurança do trânsito. Educando, operando o trânsito e também realizando a fiscalização, aplicando as medidas necessárias àqueles que desrespeitam as leis de trânsito e põem em risco a segurança dos demais condutores, ciclistas e pedestres.

01/08/2017