Início Campina Grande sedia lançamento do Maio Amarelo e conquista reconhecimento nacional por ações na educação de trânsito

Campina Grande consagra-se, nacionalmente, na área de educação de trânsito. Prova disso, é que o movimento Maio Amarelo foi lançado nacionalmente na tarde desta quinta-feira (26), durante solenidade realizada no Teatro Facisa. O evento reuniu autoridades do setor de trânsito e de mobilidade urbana de todo o país, inclusive o fundador do movimento, José Aurélio […]

27/04/2018 20h06 Atualizado há 9 meses atrás

Campina Grande consagra-se, nacionalmente, na área de educação de trânsito. Prova disso, é que o movimento Maio Amarelo foi lançado nacionalmente na tarde desta quinta-feira (26), durante solenidade realizada no Teatro Facisa. O evento reuniu autoridades do setor de trânsito e de mobilidade urbana de todo o país, inclusive o fundador do movimento, José Aurélio Ramalho. O ato marcou o início das ações da campanha nacional do movimento em 2018.

Além do pronunciamento das autoridades, o lançamento foi marcado por uma palestra proferida pelo psicólogo Rossandro Klinjey, que abordou o tema “Cultura de Paz no Trânsito”. O evento aconteceu graças a uma parceria entre a Prefeitura de Campina Grande, através da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos), Observatório Nacional de Segurança Viária e outros órgãos ou instituições de renome em todo o país.

A cidade de Campina Grande foi escolhida para a abertura oficial do Maio Amarelo de 2018 por ter sido destaque em 2017 pelas diversas atividades desenvolvidas pela STTP. Desde o ano de 2013, quando teve início a atual gestão municipal, Campina Grande desenvolve projetos com atenção pela vida, sempre buscando a melhor forma de comunicar os riscos e alertas aos cidadãos.
O tema do Movimento Maio Amarelo deste ano é “Nós somos o trânsito”. A meta é motivar toda a sociedade a adotar atitudes melhores para um trânsito mais seguro. O Movimento chega à sua 5ª edição e fomenta na sociedade a necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema sugerido pelo Observatório foi discutido com a Associação Nacional de Detrans (AND) e aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da resolução nº 722/2018.

A programação contou a participação de crianças de três escolas municipais, além do coral da Escola Carmela Veloso, que cantou os hinos Nacional e de Campina Grande. Em seguida, aconteceu um talk show com a participação de várias autoridades, entre elas o superintendente de STTP, Félix Araújo Neto; criador do Maio Amarelo, José Aurélio Ramalho; secretária municipal de Educação, Iolanda Barbosa, representando o prefeito Romero Rodrigues; Horário Melo (presidente do Focotran); João Eduardo (Denatran); Daniela Gurgel (pelo Observatório Nacional de Segurança Viária); procurador Raulino Maracajá (MPT).

Antes das saudações das autoridades presentes, foi apresentado um vídeo com a mensagem do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues. O prefeito disse que a cidade estava honrada em sediar mais importante solenidade de lançamento de uma campanha de caráter nacional, sendo isto fruto de um grande esforço da gestão municipal e da sociedade em geral em prol da redução do número de acidentes de trânsito. Agradeceu também a presença das autoridades de todo o país que prestigiaram mais um este momento importante da história local.

Em seguida, várias autoridades fizeram uso da palavra, explicando a significação do Maio Amarelo. Todos destacaram e reconheceram o empenho do governo municipal em tornar Campina Grande uma referência hoje na política de execução de medidas ou ações voltadas à segurança no trânsito. Fizeram pronunciamentos, entre outros, o superintendente Félix Neto, Daniela Gurgel e João Eduardo, pelo Denatran.

Por fim, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Raulino Maracajá, promoveu a entrega da Comenda “28 de Abril” ao superintendente da STTP, Felix Neto. Já a coordenadora do Cerest de Campian grande, Ana Carla Souto Maior, fez a entrega de uma comenda ao senhor Roberto Loureiro. Servidores da STTP também foram alvo de homenagens pela dedicação à coletividade campinense.