Desafio Universitário de Publicidade: STTP e Faculdade Cesrei se unem em prol da redução no número de acidentes de moto

A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) e a Faculdade Cesrei firmaram parceria para realização do projeto “Desafio Universitário de Publicidade”, que tem como objetivo estimular, divulgar e prestigiar trabalhos produzidos por graduandos do Curso de Publicidade e Propaganda sobre a “Educação no Trânsito”. Os alunos irão se inscrever em duplas (criação e redação) e produzir um vídeo voltado à prevenção de acidentes com motociclistas. A dupla vencedora irá ganhar (cada um) um laptop e terá seu vídeo lançado e utilizado na Campanha Maio Amarelo de 2020.

Segundo o superintendente do STTP, Félix Araújo Neto, “o objetivo é aproximar a academia da gestão pública, revelando jovens talentos e aproximando-os do mercado de trabalho”.

O diretor da Faculdade Cesrei, professor Cleumberto Reinaldo Ramos, falou da importância da parceria. “Nossos alunos já realizaram trabalhos de grande relevância social, entre eles campanhas para o Hemocentro, o Instituto dos Cegos, várias ONGs e para pequenos e microempresários, em uma parceria com o Sebrae. Essa é umas das nossas missões, incentivar a criatividade entre os acadêmicos, reconhecer iniciativas inovadoras e identificar talentos para o desenvolvimento de ações no ambiente universitário”, explicou.

A ideia do “Desafio Universitário de Publicidade” surgiu a partir da divulgação de dados sobre o aumento no número de acidentes envolvendo motociclistas em Campina Grande/PB.  De acordo com o Hospital de Trauma de Campina Grande, nos seis primeiros meses de 2019 foram realizados 6.051 atendimentos decorrentes de acidentes de trânsito, destes, 4.572 casos de acidentes de motos, sendo 75,5% do total – 346 a mais que o mesmo período de 2018. (Fonte: paraiba.pb.gov.br).

Devido à maior agilidade desse meio de transporte, os condutores se arriscam mais, expondo-se o dobro. Erros e imprudência dos próprios motociclistas são as principais causas dos acidentes fatais envolvendo motos. Outra constatação é que 73% das colisões ou quedas de moto, que terminaram com morte, ocorreram sem envolvimento de outro veículo.

A coordenadora do curso de Publicidade, professora Maria Zita Almeida, falou que “sem a conscientização dos condutores de motos não será possível diminuir o número os acidentes e as fatalidades. No intuito de colaborar para a educação dos usuários de moto, a Cesrei e STTP unem-se para a criação de uma campanha temática”, disse.

Maria Zita explicou ainda que alunos do 1º ao 8º período poderão participar da seleção. “Os alunos de Publicidade são estimulados, desde que entram na faculdade, a participar de nossas ações. Trabalhamos o ensino-aprendizagem para que eles tenham contato com clientes reais, visto que estamos inserindo os alunos no mercado logo que entram no curso, então, essa parceria é uma excelente oportunidade para eles”, explicou.

Uma comissão avaliadora formada por publicitários, professores e coordenação do curso de Publicidade e membros da STTP irão avaliar os trabalhos, cujas inscrições acontecem em fevereiro de 2020.

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR