Início Exemplo de sucesso em mobilidade urbana, Campina Grande e São Paulo são as únicas cidades convidadas a participar de evento internacional

Secretário André Agra foi um dos palestrantes do III Seminário Internacional de Mobilidade Urbana Através do Secretário de Planejamento e Obras, Campina Grande é um das duas únicas cidades (a outra foi São Paulo) convidadas a participar do II Seminário Internacional de Mobilidade Urbana, que se realiza desde terça-feira, 13 em Brasília, no auditório Nereu […]

14/10/2015 13h51 Atualizado há 9 meses atrás

Através do Secretário de Planejamento e Obras, Campina Grande é um das duas únicas cidades (a outra foi São Paulo) convidadas a participar do II Seminário Internacional de Mobilidade Urbana, que se realiza desde terça-feira, 13 em Brasília, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, este ano enfocando “Visão Integrada de Mobilidade, Uso e Ocupação do Solo”.

Em sua palestra, na manhã desta quarta-feira 14, André Agra discorreu sobre “ Integração entre o Plano Diretor, o Plano de Mobilidade Urbana e o Complexo Aluizio Campos”. A participação de Campina nesse evento de relevância internacional é o reconhecimento da cidade com essa preocupação, sendo uma das primeiras do País a entregar o Plano de Mobilidade Urbana ao Ministério da Cidades, merecendo elogios pela formatação adequada aos novos tempos, no que tange à mobilidade e a ocupação do solo.

O secretário de Obras e Planejamento de Campina Grande, ainda em sua intervenção no Seminário, destacou as ações do prefeito Romero Rodrigues nessa visão de integração de mobilidade, citando todo o desenho de apoio neste sentido a obras importantes na cidade, como o Complexo Aluízio Campos, no Ligeiro.

O Seminário, que se encerra nesta sexta-feira, 16, conta com a presença de pesquisadores do Brasil, Venezuela, Chile, França, Espanha, Holanda, EUA e Portugal; gestores públicos das três esferas dos governos brasileiro e de outros países; empresários; industriais; representantes da comunidade técnico-científica e da sociedade civil organizada que discutirão experiências e propostas de soluções para os problemas da mobilidade urbana.

O secretário acha valioso esse tipo de evento, pelo fato de desafios da mobilidade urbana têm sido cada vez mais estudados e debatidos, sendo uma boia oportunidade para incentivar a reflexão e a disseminação, aos gestores municipais e à sociedade civil, das teorias, práticas e políticas nacionais e internacionais para mobilidade, uso e ocupação do solo nas cidades.

A temática do evento é composto de temas como: mobilidade, uso e ocupação do solo; dimensão político- institucional das cidades, entendida como a organização e a operacionalização da mobilidade e sustentabilidade; urbanismo e planejamento de transportes; princípios participativos e democráticos para a melhoria da qualidade de vida das cidades; mobilidade segura; tecnologia da informação e inovação tecnológica nas metrópoles globais; mobilidade na perspectiva do comportamento humano e financiamento da infraestrutura de mobilidade. As conclusões decorrentes do evento poderão orientar as diretrizes e políticas para os investimentos, as obras e a melhoria da mobilidade sustentável nas áreas urbanas.