Início Parceria entre Prefeitura e Associação dos Surdos de Campina Grande possibilitará curso de libras para servidores da STTP.

Na manhã desta quinta-feira, 21, o superintendente da STTP, Félix Araújo Neto, esteve reunido com a diretoria da Associação dos Surdos de Campina Grande, formada por alunos da EDAC – Escola de Deficientes de Áudio-Comunicação. Durante o encontro foram discutidos vários assuntos de interesse das duas instituições, como por exemplo a parceria com a Prefeitura […]

21/01/2016 13h22 Atualizado há 9 meses atrás

Durante o encontro foram discutidos vários assuntos de interesse das duas instituições, como por exemplo a parceria com a Prefeitura na realização de um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), capacitando vários servidores da STTP, para um atendimento gestual usada para comunicação com portadores de deficiências auditivas.

O curso terá cinco níveis de formação, com conteúdo direcionado para as funções de agente de trânsito; fiscal de transporte; recepcionistas; atendimento no cadastro de gratuidade, entre outras funções, e que receberão tudo o que precisa para se comunicar com a comunidade surda do Brasil. Ao contrário do que muitos pensam, a Libras não é composta apenas de gestos aleatórios, e sim de uma complexa estrutura gramatical própria, ou seja, uma verdadeira linguagem a parte.

Com uma turma inicial de vinte alunos, os servidores da STTP terão um conteúdo do básico ao avançado, como o alfabeto em libras, gestos, movimentos, pontos de articulações, expressões corporais e faciais, configurações da mão e tudo mais que é necessário para uma boa e clara comunicação com deficientes auditivos.

Participaram da reunião, além do superintendente Félix Neto, o gerente administrativo e financeiro da STTP, Roberto Loureiro, a professora e interprete da EDAC – Maria do Socorro Leal, além dos alunos e integrantes da Associação dos Surdos – Fabrício Alves (presidente), Evailson Souza (tesoureiro), e Felipe Fernandes (diretor de esportes).

Félix Neto se mostro agradecido com a cortesia da visita, e disse que estava à disposição dos membros da associação. “Meu desejo é o de renovar e fortalecer as ações, dentro do legal, sempre que necessário”, disse o dirigente, lembrando ainda da luta dos alunos da EDAC pelo passe livre nos transportes coletivos, que havia sido cortado pela antiga gestão municipal, mas que em 2013 o Prefeito Romero Rodrigues, sendo sensível à causa dos surdos, restabeleceu a conquista do direito de ir e vir nos ônibus da cidade.

O Presidente Fabrício Alves, disse que estava ali representando a alegria e a felicidade de todos os que fazem a Associação, e a EDAC, pela condução de Félix Neto ao cargo de superintendente da STTP. “Vimos parabeniza-lo, e novamente reconhecer o trabalho de Félix à frente das causas dos surdos de Campina. É uma nova etapa na nossa luta. Os surdos agora tem um antes e um agora, com Félix na STTP”, disse o representante.

A capacitação profissional para os servidores da STTP, terá inicio ainda neste primeiro semestre e, será realizada nas próprias dependências do órgão de trânsito.

Assessoria de Imprensa 21/01/2016