Início Prefeitura divulga plano de ação de trânsito e transportes para o Carnaval 2016

Prefeitura divulga plano de ação de trânsito e transportes para o Carnaval 2016

A Prefeitura de Campina Grande, por intermédio da coordenação de trânsito da STTP, divulgou na manhã desta quinta-feira, 04, o plano de ação para interdição de vias e serviço de transportes públicos para o período de carnaval 2016. O Plano Operacional para o Carnaval consiste basicamente em interdições estratégicas para determinados eventos, a exemplo do […]

04/02/2016 13h18 Atualizado há 8 meses atrás

O Plano Operacional para o Carnaval consiste basicamente em interdições estratégicas para determinados eventos, a exemplo do Carnaval Folia de Todos que se concentra na Av. Dr. Severino Cruz, assim como trabalhos de canalização de via, garantindo um menor desenvolvimento de velocidade por parte dos veículos, a exemplo da Rua Sebastião Donato, no Encontro da Consciência Cristã, sem deixar o apoio aos eventos que antecedem o feriado de carnaval a exemplo dos Blocos Ferro Folia e Fuzarca do Gordo, realizados semana passada.

Trânsito – Para a execução da operação a coordenadoria de trânsito da STTP colocará toda a sua estrutura de fiscalização, com apoio da gerencia de trânsito, no suporte aos eventos realizados na cidade, a exemplo do Encontro daNova Consciência; CRESCER; o Enchei-vos, Movimento de Integração Espírita Paraibano; XVII Encontro para a Consciência Cristã; o MIEP; Encontro Católico Renascer – Comunidade Shalom, e o Encontro Católico Alegrai-vos – Comunidade Obra Nova do Coração de Maria.

Carnaval folia de todos: Ocorrerá, a exemplo dos anos anteriores, na Avenida Doutor Severino Cruz, entre os dias 07 e 09 de Fevereiro de 2016. Para tanto, a grande preocupação da STTP se concentra na segurança viária dos foliões, e é com este intuito, que será realizado o isolamento da Av. Dr. Severino Cruz, compreendendo o intervalo entre as Ruas Vila Nova da Rainha e Dep. Álvaro Gaudêncio, bem como obstrução dos acessos através das ruas Elias Asfora e Desembargador Trindade, sempre a partir das 15 hs.

Após interdição, haverá a devida limpeza de área para garantir que os desfiles carnavalescos ocorram com tranquilidade e os pedestres que ali se encontram fiquem em segurança com ausência do fluxo veicular.

Com a saída do Bloco Jacaré Do Açude Velho, dia 09, a partir das 14hs, no entorno do açude velho, será desenvolvida a ação de interdição de área de concentração; Desvio de fluxo veicular, além do acompanhamento com batedores e interdições temporárias de vias;

Serão realizadas interdições diurnas e noturnas que contemplarão eventos realizados no Parque do Povo e Açude Velho, apoio logístico com pontos base no SESC Centro, Spazzio, Colégio da Prata, além de equipes de rondas para apoio aos demais eventos e mapeamento do trânsito no restante da cidade, monitorando o respeito as regras de circulação, parada, estacionamento e Interdição de vias, objetivando proporcionar aos foliões uma maior segurança, acesso as calçadas e raios de visão de cruzamentos.

A STTP esclarece que mesmo sendo um período atípico, onde o fluxo de veículos na cidade é menor, existem pontos onde a concentração de pedestres e veículos são aumentados, principalmente nos locais e horários dos eventos, especialmente no setor do Parque do Povo, Açude Velho, Clube Spazzio, no Colégio Estadual da Prata, onde será realizado o MIEP, sendo pontos críticos com necessidade de ações mais contundente.

Logística – A atuação dos agentes de trânsito se dará nos principais pontos da cidade de acordo com a programação dos eventos, disciplinando e canalizando fluxos de veículos onde se fizer necessário, garantindo trânsito seguro. Equipes de agentes terão a missão de controlar as vias de acesso para os eventos, garantindo uma travessia segura para os pedestres.

Para a operação durante o carnaval, a STTP contará com um efetivo de 70 Agentes de Trânsito distribuídos nos três turnos, com 188 plantões, de acordo com a demanda exigida pela programação carnavalesca da cidade. Serão feitas interdições, disciplinamento de trânsito, rondas com 06 Viaturas de fiscalização de trânsito, uma para fiscalização de transportes públicos e 10 Motocicletas, atendendo a todos os treze eventos da cidade e ocorrências que venham acontecer.

Durante todos os dias de evento será disponibilizada uma estrutura interna com a Central de Rádio, Central de Monitoramento e o telefone de Informações 3341-1517.

Transporte Públicos – Durante o carnaval as linhas de transporte coletivo funcionarão em caráter especial atendendo até aproximadamente ás 00:30 horas, quando partirão do terminal de integração para as principais linhas da cidade, com horários extras, já a partir do dia 04 (quinta-feira) até o dia 09 de fevereiro (terça-feira).

Com relação aos sistemas de táxi e mototáxi a população contará com pontos extras na Rua Sebastião Donato atendendo até ao final dos eventos. Para o Evento Crescer, que será realizado no Spazzio, haverá ônibus extras, principalmente nos horários que antecedem a entrada e o encerramento do evento, sempre com partida ou chegada no terminal de integração.

Assessoria de Imprensa 04/02/2016