Início STTP alerta condutores sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos.

STTP alerta condutores sobre cuidados no trânsito em dias chuvosos.

Com as chuvas que vem ocorrendo neste período, a STTP alerta os condutores de veículos em Campina Grande sobre os cuidados necessários para transitar com mais segurança pelas vias. Conforme orientações da gerencia de trânsito, é necessário que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada, pois a desatenção e o desrespeito à sinalização […]

21/07/2017 10h03 Atualizado há 8 meses atrás

Conforme orientações da gerencia de trânsito, é necessário que os condutores trafeguem com velocidade reduzida e atenção redobrada, pois a desatenção e o desrespeito à sinalização de trânsito por si só já são motivos de acidentes, mesmo fora do período chuvoso, e agora com a chuva os riscos são ainda maiores.

É normal nesse período chuvoso um aumento no número de veículos nas ruas e nas imprudências que resultam em acidentes, ou seja, um aumento no número de colisões e existindo a probabilidade de o motorista se envolver em algum tipo de acidente. Portanto, a STTP recomenda que cautela na hora de dirigir é sempre a melhor forma de prevenção.

Dicas: O principal perigo em dias de chuva é a aquaplanagem, aquela poça bem rasa de água que fica sobre o asfalto e deixa o chão bem escorregadio e que pode fazer com que os pneus não entrem em contato com o asfalto e o carro derrape.

Manter uma distância segura com relação ao veículo da frente para evitar colisões também é recomendado, pois o descumprimento dessa orientação é o principal fator de acidentes nesta época segundo levantamentos de acidentes realizados pelo órgão.

A manutenção e conservação das palhetas para uso do limpador de para-brisa e o farol baixo do automóvel sempre ligado, são dicas que os condutores não podem deixar de lado.

À noite, evitar olhar diretamente para os faróis dos carros que estiverem vindo na direção contrária é fundamental. A luz é multiplicada pela pista molhada e os pingos de chuva no parabrisa, o que prejudica a visibilidade.

Em caso de acidente – A STTP informa que em caso de acidente sem vítimas, quando só há danos materiais, os veículos envolvidos devem ser removidos da via para evitar qualquer obstrução no trânsito ou novos acidentes. Vale lembrar que se o condutor que não desobstruir a via neste caso será autuado de acordo com o artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro.

A STTP disponibiliza, para informações adicionais e atendimento a população, o telefone 3341.1517.

21/07/2017