Início STTP começa Semana Nacional de Trânsito com prova de redação para alunos participantes da Olimpíada

Com o tema ” Seja você a mudança no trânsito”, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Divisão de Educação de Trânsito da STTP, dá inicio nesta sexta-feira, 18, a sua programação da Semana Nacional de Trânsito, com atividades realizadas por meio da STTP e demais parceiros. De acordo com o Departamento Nacional de […]

18/09/2015 13h59 Atualizado há 8 meses atrás

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran, “é importante alertar que para mudar esse quadro [acidentes de trânsito] dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito (pedestres, ciclistas, passageiros e condutores). O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas”.

Prova de Redação – Na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da ACI – Associação Campinense de Imprensa, alunos das equipes classificadas para a segunda fase da Olimpíada de Educação de Trânsito, estarão realizando a prova de redação.

Conforme regulamento da competição, a STTP apresenta duas propostas para a redação e os alunos deverão escrever um texto argumentativo dentro do limite de 15 a 25 linhas. Participarão da prova alunos das escolas: Manoel Francisco da Mota (Bodocongó); Anis Timani (Monte Castelo), Ageu Genuino (Ramadinha I); Fernando Cunha Lima (Jeremias); Gracita Melo (José Pinheiro), e Adalgisa Amorim (Jardim Verdejante).

Motocicleta – Um dos temas da redação será a Motocicleta. Sendo motivo de preocupação, principalmente por causa da velocidade, associada à pressa, e de manobras perigosas em meio ao trânsito caótico, a motocicleta é responsável por elevado número de acidentes. Pois quando as ruas estão engarrafadas, só quem está em duas rodas é capaz de se mover, mas esta mobilidade torna-se uma armadilha para todos que fazem parte do trânsito.

Tarefa prévia – Além da prova de Redação, outra tarefa específica da Olimpíada será o Trabalho Educativo na Faixa de Pedestre, a ser realizada pelas escolas, na próxima segunda-feira, dia 21. A prova também é classificatória para a 3ª fase da competição e será realizada em três cruzamentos da área central, nos turno manhã, às 8h30, e tarde às 15h.

A proposta da Olimpíada é incentivar os alunos do Ensino Fundamental a desenvolver e executar tarefas relacionadas à Educação de Trânsito. Ações educativas foram desenvolvidas de forma contínua no primeiro semestre, envolvendo 2.880 alunos. Os resultados de seus trabalhos estão sendo aplicados na competição, com 960 alunos e 48 professores competindo.

A STTP, também em parceria com outros órgãos como o SEST/SENAT, e a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – vai promover blitz educativas, palestras, passeio ciclístico (6 horas de Bike) e atividades de conscientização na programação da Semana Nacional de Trânsito.