Início STTP inicia campanha “Respeito às Vagas Exclusivas” a partir desta terça no Partage Shopping.

A Prefeitura de Campina Grande realiza a partir desta terça-feira, 17, no Partage Shopping, mais uma campanha educativa para o “Respeito às Vagas Exclusivas” – destinadas aos idosos e deficientes, em estacionamentos públicos e privados. A promoção do evento será coordenada pela DET – Divisão de Educação de Trânsito da STTP, e de acordo com […]

16/12/2019 14h44 Atualizado há 8 meses atrás

A promoção do evento será coordenada pela DET – Divisão de Educação de Trânsito da STTP, e de acordo com o superintendente, Félix Neto, o objetivo da campanha é conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar as vagas destinadas para estacionamento exclusivo de veículos utilizados por idosos e pessoas com deficiência, ou mobilidade reduzida.

Instalado no acesso de entrada do shopping, na área próxima dos elevadores, o público visitante tem a oportunidade, no horário das 10 às 22hs, de também solicitar a confecção de credencial para estacionamentos reservados para idosos e também para os Portadores de Necessidades Especiais (PNE).

O uso da credencial é obrigatório tanto em áreas privadas – como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo – quanto em vagas exclusivas do estacionamento regulamentado (Zona Azul).

Segundo o superintendente da STTP, “Especialmente neste mês de dezembro, estamos alertando a quem possuir os cartões que foram emitidos nos períodos de 2016 ou 2017, que devem renovar a validade dos mesmos, e continuar a usufruir do direito à gratuidade”, disse.

O artigo 41 do Estatuto do Idoso, de 2003, exige a reserva de 5% das vagas de estacionamentos públicos e privados para idosos. A Lei nº 10.098, de 2000, prevê a reserva de 2% para portadores de deficiência. Porém, não basta apenas ser aposentado ou idoso para fazer uso da vaga. É preciso ter a credencial que autoriza a utilização e que é concedida pela STTP, mediante cadastramento prévio. Outro detalhe é que a utilização da credencial deve estar sempre acompanhada do cartão Zona Azul.

Além do serviço dessa emissão de credenciais, a STTP realizará uma farta distribuição de materiais educativos e fornecendo orientações; haverá intervenções de comandos educativos no estacionamento com a utilização de multa moral, além da ocupação de vagas padronizadas por cadeiras de rodas; Intervenções lúdicas com palhaço perna de pau Pompeu, além da exposição de vídeos com informações sobre comportamentos no trânsito e de estatísticas de acidentes.

16/12/2019