Início Superintendente da STTP explica porque ônibus deixarão de aceitar pagamento em dinheiro à noite em Campina

Os passageiros de ônibus coletivos de Campina Grande só poderão usar o serviço, durante a noite, se tiverem o cartão de passagem. A medida foi confirmada nesta terça-feira, 12, durante o programa “Alô, Prefeito!”, da rádio Caturité, pelo superintendente da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) Félix Araújo Neto. Com isso, os motoristas não […]

12/12/2017 16h35 Atualizado há 8 meses atrás

Os passageiros de ônibus coletivos de Campina Grande só poderão usar o serviço, durante a noite, se tiverem o cartão de passagem. A medida foi confirmada nesta terça-feira, 12, durante o programa “Alô, Prefeito!”, da rádio Caturité, pelo superintendente da STTP (Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos) Félix Araújo Neto. Com isso, os motoristas não aceitarão o pagamento da passagem em dinheiro em espécie a partir das 20h.

A grande meta, segundo ele, é reduzir a movimentação de dinheiro no interior do ônibus para evitar roubos. “O bandido, sabendo que não circula dinheiro, não tem mais o interesse de roubar”, disse ele.

Inicialmente, a medida vai valer das 20h até o fim da noite, mas ressaltou que se trata de um projeto piloto, criado não por iniciativa do órgão que dirige, mas a partir de “uma provocação do Conselho Municipal de Transportes Públicos de Campina Grande”, integrado por diversos órgãos e representantes da própria coletividade.

A STTP destaca que o cartão de passagem é gratuito e que o passageiro precisa apenas fazer a recarga de crédito para poder usá-lo. O superintendente esclareceu, ainda, que o próprio MPT – Ministério Público do Trabalho – orienta que os “motoristas não devem dar troco nos coletivos”, já tendo, inclusive, por conta disso, acionado judicialmente a STTP, prefeitura e as próprias empresas de ônibus.

Lembrou, porém, que esta medida é um teste, sendo uma “posição adotada, mas em aberto”, pois a STTP continua recebendo outras sugestões para a solução do problema de frequentes assaltos nos ônibus, sobretudo no período noturno. “Assim, caso esta alternativa não seja acatada pela coletividade, vamos procurar então outras saídas”, afirmou.