Início Superintendente da STTP representa Campina Grande na 93ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana.

O Superintendente da STTP, Félix Neto, participa em Brasília, das discussões sobre mobilidade urbana, durante a realização da 93ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana. O evento que está sendo realizado, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, no auditório da Sede do Banco do Brasil e é parte […]

21/03/2019 15h25 Atualizado há 9 meses atrás

O evento que está sendo realizado, nesta quinta e sexta-feira, 21 e 22, no auditório da Sede do Banco do Brasil e é parte também da programação da 75ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP.

A abertura do evento contou com as participações de Rodrigo Tortoriello – Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana; Gilberto Perre – Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos, e Ailton Brasiliense Pires – Presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos.

Félix Neto, está integrando uma representação do Fórum Nacional de Secretários de Transporte Urbano e Trânsito, ao lado da Superintendente da SEMOB de Natal, RN, Elequicina Maria dos Santos.

Aspectos inovadores nas licitações de transporte público por ônibus, e Ônibus On Demanda – Experiências iniciais no Brasil, foram os o temas iniciais e de discussões gerais com os secretários participantes, durante todo o dia da quinta-feira, 21.

Já na sexta-feira, 22, o convidado especial do evento foi Jerry Adriane Dias – Diretor do Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, discutindo com os demais dirigentes o Plano de Ação do DENATRAN na nova gestão; Reativação do Fórum Consultivo; Revisão das Resoluções que afetam a gestão operacional dos órgãos do SNT; Plano Nacional de Segurança Viária – Carta Aberta do Sistema Nacional de Trânsito.

Em seguida, o tema Bicicleta nos planos e Ruas Completas, foi o tema de uma pesquisa da inserção da bicicleta nos planos de mobilidade, apresentada pela J.P. União dos Ciclistas do Brasil. Inserção do transporte público sustentável nas grandes cidades: modelo e fontes de financiamento, foi o destaque das apresentações de Carlos José Barreiro – Presidente do EMDEC/Campinas, e de Celio Freitas Bouzada – Presidente da BHTrans/Belo Horizonte.

O Fórum de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana é um espaço não institucional, constituído por secretários e dirigentes de empresas públicas de transporte e/ou de trânsito, que se reúnem periodicamente para compartilharem dúvidas e experiências e proporem estudos e projetos, bem como recomendarem alterações na legislação pertinente a cada tema específico, com intuito da melhoria da qualidade da mobilidade urbana, dos transportes e do trânsito.

Em outra discussão geral com os Secretários, o convidado especial Jean Pejo – Secretário Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB/Ministério do Desenvolvimento Regional) trata do Plano de ação da SEMOB para 2019; Que medidas a SEMOB irá tomar para melhorar os projetos de mobilidade que buscam financiamento, e da Criação do Conselho Consultivo da SEMOB para fortalecer os laços com os municípios.

Encerrando o Fórum, a ANTP realizará uma exposição da recente publicação “Construindo Hoje o Amanhã – Proposta para o Transporte Público e a Mobilidade Urbana Sustentável”, facilitado por Luiz Carlos M. Néspoli (Branco) – Superintendente da ANTP, e Marcos Bicalho dos Santos – Diretor Administrativo e Institucional da NTU.

21/03/2019