Técnicos da Prefeitura de Campina Grande participam em Fortaleza de Curso Internacional em Segurança Viária.

Desde a última segunda-feira, 05, três servidores da STTP estão participando na cidade de Fortaleza/CE, de um Curso em Segurança Viária inédito no Brasil. A capacitação em tempo integral, de alto nível, com professores internacionais, se estende até a sexta-feira, reunindo vários gestores de mobilidade da América Latina na capital cearense.

O curso “Implementando programas eficazes de Segurança Viária: da evidência à prática” é uma realização da Prefeitura Municipal de Fortaleza , através da Universidade de Fortaleza (Unifor), em parceria com a Johns Hopkins University (JHU), de Baltimore nos Estados Unidos e com a Global Road Safety Partnership – GRSP (Parceria Global de Segurança Rodoviária) de Genebra na Suíça.

Representando a Prefeitura de Campina Grande no evento, estão sendo capacitados os servidores: Daniel Araújo – Gerente de Trânsito; Joana Santos – Coordenadora de Educação de Trânsito, e Avelino Freire – Chefe de Sinalização e de Engenharia da STTP.

O curso tem o apoio de diversas organizações internacionais que, além dos organizadores, incluem também a Iniciativa Global de Desenho de Cidades da National Association of City Transportation Officials (NACTO, EUA), Vital Strategies (EUA), além de especialistas da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global. O evento original já teve seis edições e reuniu 377 participantes de 57 de países em Bancoque, na Tailândia, Nairobi, no Quênia, em Buenos Aires, na Argentina, além de Baltimore nos EUA.

A iniciativa é inspirada no curso Global Road Safety Leadership, realizado pela JHU em conjunto com a GRSP com uma abordagem multidisciplinar para os diferentes aspectos na área de segurança no trânsito.

Durante uma semana inteira de atividades, o objetivo do evento é que os participantes consigam ter a dimensão do problema que hoje é considerado uma epidemia de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), suas consequências para a sociedade e também estratégias práticas para contornar o problema.

O curso traz o tema da segurança viária à luz das áreas de saúde pública, economia, psicologia, engenharia de tráfego, comunicação, além da coleta e análise de dados para guiar soluções. A oportunidade também inclui visitas de campo a intervenções e departamentos da Prefeitura de Fortaleza como um laboratório de análise de melhores práticas para promoção de soluções sustentáveis para o deslocamento urbano, prevenção de mortes e ferimentos no trânsito.

Assessoria de Imprensa
07/08/19

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR