DET – Quem somos e como atuamos?

 

A DET é Divisão de Educação de Trânsito da Superintendência de Trânsito e Transporte Públicos – STTP de Campina Grande – PB atua em diversos espaços, públicos e privados, desenvolvendo ações orientativas sobre condutas adequadas para promoção da segurança no trânsito.

Entre os vários trabalhos desenvolvidos pela divisão estão:

 

PALESTRAS E OUTROS TRABALHOS EDUCATIVOS

Compreende a realização de palestras e trabalhos educativos em instituições tais como empresas, escolas, creches e igrejas pela equipe de agentes de trânsito e educadores.

A instituição que desejar uma visita gratuita dos nossos educadores deve encaminhar um ofício à Superintendência representada pelo Superintendente Félix Araújo Neto. Este documento pode ser enviado para secretariags@sttpcg.com.br ou entregue na recepção da STTP.

Neste documento, é preciso conter a data, hora, local da palestra, tema desejado e público alvo. Para atividades voltadas a crianças e adolescentes, faz-se necessário informar a faixa etária, quantitativo e escolaridade das crianças ou adolescentes.

 

MAIO AMARELO

O movimento Maio Amarelo nasce com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

A STTP está altamente engajada neste movimento todos os anos durante o mês de maio. Com o apoio de diversas entidades públicas e privadas, a instituição tem realizado muitas ações visando a conscientização das pessoas sobre a importância da segurança viária.

Fruto desse engajamento, há três anos consecutivos, a STTP é premiada na categoria “Destaque Poder Público”, pelas ações e atividades desenvolvidas durante o movimento Maio Amarelo.

Em 2020, cujo tema é Perceba o Risco, Proteja a Vida, excepcionalmente, em função da necessidade de prevenção da covid-19, o Maio Amarelo foi virtual, a DET utilizou como principal plataforma o Instagram @det_sttp .  A depender da flexibilização das medidas de combate ao coronavírus, as ações presenciais poderão ser realizadas em setembro.

                                         

     

OLIMPÍADA DA EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS

A Olimpíada de Educação de Trânsito nas Escolas realizada pela STTP promove uma competição entre instituições de ensino municipais, públicas e privadas, com o objetivo de levar a educação de trânsito de forma lúdica para alunos do ensino fundamental.

Através de brincadeiras, provas de estafetas, vídeos, atividades artísticas e uma prova externa em faixas de pedestres, os temas relevantes na observância das regras de trânsito e para o convívio adequado nas vias são abordados ao longo da olimpíada.  Por fim, as escolas campeãs e destaques são premiadas conforme estabelecido previamente no regulamento da competição.

 

DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO

Durante o Desfile Cívico do 7 de setembro de Campina Grande-PB, a STTP promove a mobilização de crianças e adolescentes figurando como Agentes Mirins e participando de pelotões alusivos à atenção ao trânsito. Além de mensagens transmitidas através dos pelotões, são distribuídos materiais educativos de trânsito ao público presente.

                                             

CAMPANHA “NÃO É ESPERTEZA, É DESRESPEITO”

Por meio da participação em eventos, da montagem de quiosques no Shopping e em supermercados da cidade, são desenvolvidas ações socioeducativas de conscientização e respeito às vagas destinadas as pessoas com deficiências e idosos. Com o apoio da Divisão de Controle Operacional de Transportes – DCOT são prestados os serviços de emissão de credenciais e orientações para as pessoas detentoras do direito e seus familiares. Ao público em geral, são realizadas sensibilizações e fornecidas informações que possibilitem reflexões e consequente respeito às vagas exclusivas.

 

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

A STTP, em parceria com a UEPB, promove o curso de Formação Continuada em Educação para o Trânsito, o qual é direcionado aos professores das escolas municipais. Esta formação subsidia os docentes para que possam abordar as temáticas de trânsito dentro de sua área de atuação e de acordo com o contexto escolar.

 

PROJETO AGENTE MIRIM TRANSFORMADOR

O projeto “Agente Mirim Transformador” possibilita que as crianças experienciem o trânsito tendo como base a rotina de um agente de trânsito. Ele objetiva trabalhar os conteúdos básicos de trânsito por meio do lúdico e de atividades de campo.

Sobretudo, tem finalidade principal formar cidadãos conscientes e agentes multiplicadores da educação de trânsito.

                                                                                               

PROGRAMA VOLTA ÀS AULAS

O programa Volta às Aulas acontece no retorno das aulas escolares, no início e no meio do ano, em escolas públicas e particulares, principalmente em instituições com maior fluxo viário ou que se localizem em áreas consideradas de alto risco para a segurança viária.

Durante as operações de volta às aulas são fornecidas orientações para os alunos em sala de aula, acontece a realização de atividades práticas na parte externa das escolas, além de distribuição de materiais educativos no período de entrada e/ou saída das crianças.

 

TRANSPORTE ESCOLAR LEGALIZADO – É LEGAL

A Gerência de Operações e Fiscalização de Transportes- GOFT, no âmbito do Transporte de Escolares, conta com a cooperação da Divisão de Educação de Trânsito, operacionalizando diversos trabalhos de orientação junto às escolas, alunos e pais, referente ao modo correto de se contratar os transportes de escolares, que são regulamentados e fiscalizados pela STTP.

Importante destacar que este trabalho conta com o apoio sempre presente e eficiente do Conselho Tutelar deste município, quando são apresentados os riscos que envolvem a utilização de transportes ilegais  e orientações para os pais e gestores sobre como identificar um transporte escolar legalizado, bem como demonstrar o grau responsabilidade dos pais, quando delegam o transporte dos alunos para terceiros, e outras informações relevantes para a promoção da segurança das crianças durante o translado.

Ressalta-se que as escolas também são importantes parceiras através da divulgação de lista positiva dos transportadores cadastrados e de materiais informativos nas mídias digitais dessas instituições.

Para orientação dos alunos são desenvolvidos materiais lúdicos e atividades específicas para este público.

 

CAMPANHAS EDUCATIVAS ESPECÍFICAS

São realizadas campanhas educativas específicas tais como “Pare de Dirigir Teclando” , “Eu Respeito a Faixa de Pedestres”, Bebeu? Seja Passageiro”.

A promoção dessas campanhas ocorre em shopping´s, eventos socioeducativos, empresas, escolas e em faixas de pedestres no centro da cidade. Para tanto, são utilizados recursos como shows de bonecos, encenações, uso de óculos simuladores de visão com embriaguez, uso de óculos 360º, quiz em ferramenta digital, jogos e circuito de trânsito e distribuição de materiais educativos.

 

Dúvidas e Informações:

Telefone: (83) 3341 – 1278  Ramal: 233 

Sigam nosso Instagram

 

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR