Início Ações educativas em ciclofaixas marcam o Dia Mundial sem Carro em Campina Grande.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, promoveu nesta terça-feira, 22, um comando educativo e de fiscalização alusivo ao Dia Mundial Sem Carro, com ações de conscientização voltadas à segurança e à convivência saudável entre os diversos modais no trânsito da cidade. Nos últimos anos, diversas cidades do país têm experimentado um  aumento do […]

22/09/2020 15h14 Atualizado há 9 meses atrás

Nos últimos anos, diversas cidades do país têm experimentado um  aumento do debate sobre o uso das bicicletas e seus impactos no meio ambiente, na saúde e na economia. Como parte da mobilização na Semana Nacional do Trânsito, as equipes de educação para o trânsito e os agentes da Ciclomob, estiveram na extensão da ciclofaixa da Almeida Barreto, orientando pedestres e motoristas que passaram no local para que respeitem as vias exclusivas para ciclistas.

Além disso, os próprios ciclistas foram abordados e receberam orientações 1sobre as regras de circulação em vias de grande movimento, como o respeito aos semáforos e também seguir o fluxo dos veículos.

De acordo com o superintendente Félix Neto, “todo esse trabalho desenvolvido pela STTP é constante, tanto no campo da fiscalização quanto na orientação, e a educação para o trânsito é uma das frentes de trabalho mais importantes do órgão, especificamente após a criação das equipes de agentes com bicicletas, a Ciclomob, e a implantação de ciclovias e ciclofaixas por toda a cidade,” disse o dirigente.

Importante destacar que a preservação do meio ambiente e diminuição de poluentes sempre estão focadas nessas ações, e desta forma o comando educativo do Dia Mundial Sem Carro contou com a exposição de mensagens sobre o tema, através de banners e cartazes. No turno da tarde, a mesma ação aconteceu por todo o trecho da Avenida Juscelino kubitschek, no Presidente Médice, e até o final da semana haverá também comando educativo na Praça da Bandeira, no centro da cidade.

Alisson Freire conta que é adepto ao uso da bicicleta há dois anos e não sabia que na data de hoje era celebrado do Dia Mundial sem Carro e aprovou a ação da STTP. “São datas importantes como essa que acabam passando despercebidas por conta da correria do dia-a-dia. Parabéns pela campanha e trabalho de conscientização”, disse.

Atualmente, a malha cicloviária do município é de quase 60 km formados por ciclovias e ciclofaixas. De acordo com a STTP, hoje em dia é possível pedalar do bairro de José Pinheiro até a Avenida JK, no Presidente Médice, por uma ciclorrota atravessando a cidade de uma ponta à outra. E este número tende a aumentar, haja vista que a partir da implantação de vários binários haverá o adicional de mais quilômetros de faixas exclusivas para ciclistas, a exemplo também da que foi implantada recentemente na Rua Almeida Barreto (Vitamilho), com uma conexão do Açude Velho até as universidades , no bairro de Bodocongó.

Criado na França, em 1997, e depois adotado nos anos seguintes por diversos países europeus, o Dia Mundial sem Carro, celebrado no dia 22 de setembro, tem por objetivo chamar a atenção da sociedade para a diminuição do uso de veículos motorizados particulares e estimular a utilização de outros modais de locomoção como bicicletas e o transporte coletivo.

22/09/2020