Início Alunos da Escola Anis Timani participam do projeto “Agente Mirim Transformador” da STTP.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, deu inicio na tarde desta quarta-feira, 21, a aula teórica-prática do Projeto Piloto “Agente Mirim Transformador”, contando com a participação de 25 alunos da Escola Municipal Anis Timani. A ação será realizada durante o mês de novembro, com crianças de 08 a 12 anos, em cumprimento ao […]

21/11/2018 16h27 Atualizado há 9 meses atrás

A ação será realizada durante o mês de novembro, com crianças de 08 a 12 anos, em cumprimento ao disposto na Lei 9.503/97, no artigo 76 do CTB, que objetiva disseminar a educação de trânsito nas escolas de Ensino Fundamental da rede pública e particular de Campina Grande, possibilitando ao educando um olhar técnico e reflexivo do funcionamento e estruturas do trânsito, de tal forma que o leve a ser agente transformador da realidade que o cerca e potencial multiplicador.

No Brasil, o trânsito é responsável pela morte de 1.460 crianças por ano, média de 4 por dia, de acordo com o Observatório de Segurança Viária. Diante destes dados e sendo a criança integrante do trânsito, ora como passageiro, ora como pedestre e futuros condutores, faz-se necessário a promoção de trabalhos educativos que estimulem o desenvolvimento de hábitos e atitudes voltados ao adequado convívio social e observância das normas.

Durante todo o projeto os alunos da Escola Municipal Anis Timani poderão realizar visitas aos setores de sinalização semafórica, Central de Rádio, Cadastro, e Controle Operacional de Transporte. Já na aula prática aconteceu um deslocamento da STTP até a ACI, no Açude Velho, onde, durante o percurso, foram observadas as diversas sinalizações com abordagens dos conteúdos, ao ponto que estes hábitos e atitudes venham a ser aplicados no cotidiano, gerando, assim, transformações para suas vidas enquanto cidadãos.

De acordo com a STTP, o projeto objetiva trabalhar de forma lúdica os conteúdos de trânsito, possibilitando às crianças vivenciar o trânsito de uma forma diferenciada através da rotina de um agente de trânsito, e ser um agente multiplicador da educação de trânsito.

O projeto está sendo desenvolvido por agentes de trânsito e estagiários da STTP, obedecendo as seguintes etapas: Visita a Escola para apresentação do projeto e ajuste do cronograma; Exposição dos conteúdos de trânsito de forma lúdica por meio de encenações teatrais, exibição de vídeos, brinquedos educativos e outros (Dois encontros); Aula teórica-prática oportunizando a concretização de conteúdos abstratos; Vivência em campo, possibilitando as crianças vivenciar o dia a dia de um agente de trânsito, bem como, observar o comportamento dos condutores, pedestres e passageiros por uma nova ótica. No encerramento do projeto haverá entrega de certificado de participação, credencial de agente mirim e brindes.

Conforme cronograma de atividades, no último dia 06 houve a apresentação do Projeto na Escola; no dia 13 a Exposição de Conteúdos, e prosseguiu nesta quarta-feira, 21, com a Aula Teórica-Prática. Na próxima quinta-feira, 29, haverá mais uma atividade prática onde os alunos poderão conhecer o trabalho diário do agente de trânsito com Ronda de Fiscalização em Viatura, Ponto Base no Centro da Cidade, e o Trabalho Educativo na Faixa de Travessia de Pedestres.

21/11/2018