Início Bruno coordena mais uma audiência pública sobre reformulação do transporte coletivo de Campina Grande

Sob a coordenação do prefeito Bruno Cunha Lima, aconteceu, na noite desta quinta-feira, 10, a quarta e última audiência pública sobre a reformulação do transporte público coletivo de Campina Grande. A reunião, transmitida pelo canal da Prefeitura, no Youtube, aconteceu na Vila Olímpica Plinio Lemos, no bairro de José Pinheiro. Durante a audiência, o prefeito […]

11/03/2022 11h06 Atualizado há 8 meses atrás

Sob a coordenação do prefeito Bruno Cunha Lima, aconteceu, na noite desta quinta-feira, 10, a quarta e última audiência pública sobre a reformulação do transporte público coletivo de Campina Grande. A reunião, transmitida pelo canal da Prefeitura, no Youtube, aconteceu na Vila Olímpica Plinio Lemos, no bairro de José Pinheiro. Durante a audiência, o prefeito avaliou que os encontros públicos, realizados ao longo desta semana, atenderam plenamente às expectativas da organização, considerando-se a intensa participação popular nos debates sobre o tema. “Esta é uma gestão que sai dos gabinetes e busca dialogar diretamente com a comunidade”, destacou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Bruno Cunha Lima lembrou que o atual sistema foi implantando em 1983, na gestão do saudoso prefeito Ronaldo Cunha Lima, mas, passados quase 40 anos, a cidade cresceu de forma acelerada e o sistema se tornou obsoleto. O prefeito explicou que, ao longo do tempo, as linhas de ônibus foram sendo apenas “esticadas” (com percursos cada vez maiores) conforme a cidade ia crescendo, tornando, assim, o sistema demorado, deficitário, com grandes deslocamentos e preço elevado de tarifa para o usuário.

“O sistema se transformou numa grande ‘colcha de retalhos’, com grandes problemas”, lamentou o prefeito, acrescentando que a situação se agravou em decorrência das crises sanitária e econômica dos últimos dois anos. Bruno destacou, contudo, que a atual gestão tem feito um grande esforço para solucionar os problemas do sistema de transportes. Um dos maiores feitos recentes foi a redução da tarifa dos transportes públicos, numa conquista histórica obtida com o apoio da Câmara Municipal de Campina Grande.

Agora porém, segundo Bruno, a população está sendo ouvida por meio de audiências públicas, objetivando-se a formulação e a concretização de um plano de reestruturação capaz de atender as necessidades coletivas. “A população tem a oportunidade de apresentar as suas sugestões para a formulação de um projeto ou modelo capaz de atender as reais demandas da comunidade”, explicou.

Depois do prefeito, falaram os consultores da Planum, Gustavo Balieiro e Renata Machado, que explicaram a dinâmica de realização da audiência, além de apresentarem pontos técnicos já coletados sobre o que pode e deve ser feito em prol do sistema de transportes do município.

Em seguida, foram aplicadas dinâmicas participativas, destinadas a levantar as sugestões comunitárias. Com isso, os participantes da audiência tiveram a oportunidade de expor as suas propostas em prol das transformações da mobilidade urbana. A reunião foi concluída com pronunciamentos do superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior; e do secretário de Assistência Social, Walker Neves.

A audiência contou ainda com a participação dos secretários Raymundo Asfora Neto (Educação); Cledson Rodrigues (Sejel); e Laryssa Almeida (Ciência e Tecnologia); os vereadores Waldeny Santana, Rubens Nascimento e Luciano Breno; e a presidente da Associação de Moradores do Bairro de José Pinheiro, Edjane Santos Alves (Bebé).

Codecom