Início Bruno prestigia abertura da Semana Nacional de Trânsito e destaca importância do Núcleo de Estudos de Acidentes, da STTP

O prefeito Bruno Cunha Lima prestigiou, na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da UniFacisa, a abertura da Semana Nacional de Trânsito e da Semana Nacional de Mobilidade, apresentando os resultados do monitoramento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), a partir de tecnologia local desenvolvida pela equipe da Superintendência de Trânsito e […]

15/09/2022 11h30 Atualizado há 9 meses atrás

O prefeito Bruno Cunha Lima prestigiou, na manhã desta quinta-feira, 15, no auditório da UniFacisa, a abertura da Semana Nacional de Trânsito e da Semana Nacional de Mobilidade, apresentando os resultados do monitoramento do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat), a partir de tecnologia local desenvolvida pela equipe da Superintendência de Trânsito e Transporte (STTP).

Conforme o prefeito, o Núcleo tem sido referência para o Brasil e recebeu menção honrosa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em razão do uso da tecnologia desenvolvida em Campina Grande e aplicada por parte da STTP. Conforme relatou, o projeto tem ajudado a salvar vidas e a evitar acidentes. “Com isso, Campina Grande está se tornando uma cidade cada vez mais segura, seja para os pedestres, como para os motoristas em geral”, destacou.

Bruno explicou que os estudos desenvolvidos na cidade possibilitam a permanente qualificação da gestão pública, sobretudo, para solucionar problemas cotidianos do trânsito de Campina Grande. Feliz com os resultados deste esforço, o prefeito considera que este trabalho vai evoluir a cada ano, mesmo porque a Prefeitura conta com outros parceiros, a exemplo da Polícia Rodoviária, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Na avaliação do prefeito, como Campina Grande tem sido referência para as demais cidades do Brasil, está disponibilizando os seus estudos e estratégias em favor das demais comunidades brasileiras, tanto do Nordeste, como de outras regiões. “Esta consagração demonstra que a cidade está no caminho certo, ao valorizar o levantamento e a análise de dados coletados, objetivando traçar o planejamento do trânsito com mais segurança”, afirmou.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, acentuou o grande esforço da sua equipe em desenvolver estudos sobre a realidade do trânsito local, analisando as causas e circunstâncias dos acidentes ocorridos na cidade, além de apresentar soluções para os problemas levantados. Na sua visão, Campina Grande mostra-se cada vez mais à frente do seu tempo e oferece, em nível nacional, valiosa contribuição para a melhoria da segurança do trânsito. Quem também participou da programação, por videoconferência, foi Marcela Tetnezer, coordenadora geral no Departamento Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura. Ela elogiou a iniciativa da Prefeitura de Campina Grande, destacando a importância de se incorporar as ações dos Estados e Municípios para os projetos em nível nacional. Garantiu que estará sempre à disposição para promover a interlocução do Denatran com a Prefeitura de Campina Grande.

Presenças

Ainda estiveram presentes os secretários Gisele Sampaio (Cultura), Gilney Porto (Saúde), Gustavo Braga (Finanças), Ricardo Wagner (Corregedoria) e Marcos Alfredo (Codecom); além de Carlos Felipe Maciel (delegado Chefe da Policia Federal), Alexandro Silva (2º ten. Bombeiros Militar, representando o Major Neto, comandante do 2º BBM), sargento Velez (chefe do setor de estatísticas da Cptran), Ismael Kim (coordenador médico do Samu), major Rawlisson Andrade (comandante da Cptran) e Samuel Wesley (chefe do Núcleo de Policiamento da PRF).

Codecom