Início Cadeirantes elogiam a dimensão inclusiva e estrutura de acessibilidade do Natal Iluminado 2022

O projeto do Natal Iluminado 2022 elegeu a inclusão como um elemento importante na conceituação do evento. Logo na abertura a mensagem foi reafirmada com a presença de um Papai Noel cadeirante e desde o primeiro dia as pessoas com deficiência prestigiaram a festa natalina. Ao longo desta semana foi possível acompanhar a circulação de […]

01/12/2022 20h38 Atualizado há 9 meses atrás

O projeto do Natal Iluminado 2022 elegeu a inclusão como um elemento importante na conceituação do evento. Logo na abertura a mensagem foi reafirmada com a presença de um Papai Noel cadeirante e desde o primeiro dia as pessoas com deficiência prestigiaram a festa natalina. Ao longo desta semana foi possível acompanhar a circulação de alguns cadeirantes pela estação das Luzes no Açude Velho.

O representante comercial Paulo César veio da cidade de São José do Egito, no sertão Pernambucano. Com a ajuda da irmã que mora em Campina Grande ele fez questão de registrar sua passagem pelo evento. “Eu acho o povo de Campina muito animado. Tem muita interação e eu quis vir para o Natal Iluminado, que este ano está um espetáculo.”, afirmou.

A irmã de Paulo, Cândida Valéria, moradora do bairro Palmeira Imperial em Campina, destacou a assistência recebida para circular pelo local da festa com uma pessoa cadeirante. “Fui muito bem assessorada. Quando chegamos no Parque de imediato uma pessoa veio nos orientar”, enfatizou.

O aposentado Eduardo Lopes, morador do bairro de José Pinheiro, ficou satisfeito com a estrutura de acessibilidade montada pela Prefeitura. “Este foi meu primeiro dia. Meu programa de domingo. Peguei minha gatinha e vim. Não sabia que estava tão alegre e até com acessibilidade. Para subir ali do Parque usei um elevador. Tem inclusão. Tem acessibilidade”, aprovou.

A família do pequeno Ryan, de seis anos, se sentiu respeitada e convidada a participar do evento com o filho que é cadeirante. Eles usaram o elevador de acessibilidade que liga o novo calçadão do Açude Velho ao Parque da Criança. “A gente fica muito feliz quando a gente vê um incentivo desse da Prefeitura. É fantástico quando dão acessibilidade. Quando a gente vê isso é gratificante. Muito massa. Bonito o incentivo. É a primeira vez que a gente tá utilizando o elevador e vale a pena esse investimento.”, parabenizou o pai de Ryan, o corretor de imóveis Robério Carvalho.

O acesso ao estacionamento para as pessoas com deficiência também está garantido. Segundo a STTP foi feito um acréscimo de vagas no local central do evento. “Além daquelas vagas permanentes que já existem no entorno do Açude Velho e Parque da Criança, nós abrimos mais duas baias – uma em frente ao são Vicente de Paula que comporta de oito a dez veículos e uma na baia lateral de acesso ao Parque da Criança com o mesmo quantitativo para contemplar pcd’s e idosos.”, informou o coordenador de Trânsito da STTP, Daniel Araújo.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laryssa Almeida, explicou que o projeto do Natal Iluminado 2022 foi concebido priorizando conceitos vinculados a temas que expressam a cidade, como a cultura e a tecnologia, que foram agregados à celebração da data maior da cristandade. Uma data que convida a todos para o respeito ao diferente, o que se concretiza por meio de ações inclusivas.

“Tivemos o cuidado de preparar um Natal inclusivo, garantindo acessibilidade, porque ir e vir é direito de todos e porque seria incoerente celebrar uma data como essa, em torno da mensagem cristã, sendo excludente. O Natal é uma experiência para ser vivida por todos, inclusive também por aqueles que por limitações econômicas não conseguem se fazer presentes na estação principal da festa, por isso estamos com as luzes natalinas estendidas para 17 bairros da cidade, além dos três distritos, espalhando o clima de Natal por toda a cidade.”, concluiu.

Codecom