Início Campina Grande já conta com 100% de semáforos com luzes de Led.

Campina Grande já conta com 100% de semáforos com luzes de Led.

O semáforo em LED torna um cruzamento mais atraente e redefine uma relação de segurança junto aos motoristas. A Prefeitura de Campina Grande, por meio do laboratório semafórico da STTP, realizou a troca das lâmpadas dos semáforos da cidade por módulos de LED, que foram implantados em faróis de 94 cruzamentos da cidade. Com a […]

17/01/2017 10h57 Atualizado há 8 meses atrás

Com a substituição, a previsão é de uma economia de 85% no consumo mensal de energia, o equivalente a 1.056 Mwh/ano e corresponde à energia consumida por quase 400 residências. A implantação do novo sistema foi finalizada na primeira semana de janeiro.

O superintendente da STTP, Félix neto, avaliou como fundamentais as mudanças, agregando segurança ao condutor de veículo e ao pedestre. “conseguimos executar todo o planejamento de troca das lâmpadas por outras mais claras, nítidas, eficientes e que demoram muito mais para danificar e para fazermos as manutenções. É mais um ponto para nosso laboratório digital, que com isso podemos agora direcionar nossas equipes técnicas para outras atividades de operação de trânsito”, disse Félix.

Os módulos de LED não produzem o “efeito fantasma” provocados pela incidência de luz solar na lente do semáforo. Além disso, o novo sistema é composto por um circuito de várias lâmpadas, o que garante maior luminosidade com mais segurança. Isso é possível porque o sistema não queima completamente de uma só vez. O conjunto de lâmpadas apresenta a queima aos poucos, o que facilita a troca antes do semáforo apagar totalmente, diferente do atual, que depende de uma única lâmpada.

Além de reforçar a economia no consumo de energia, ainda há a durabilidade do sistema. A vida útil das lâmpadas incandescentes, que estavam instaladas nos semáforos, era de 1000 horas, enquanto o LED pode chegar a 100 vezes mais durabilidade. Os módulos de LED têm vida útil de até 11 anos, no vermelho e verde, e, caso não haja curto no sistema, a cor amarela pode durar até 14 anos.

Assessoria de Imprensa 17/01/2017