Início Campina Grande recebe comitiva da Sudene e ABDI, para visita guiada ao projeto “Cidades Inteligentes”

Campina Grande recebe, na próxima terça-feira, 19, uma comitiva da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para conhecer a área de demonstração de tecnologias de cidades inteligentes, instalada no município por meio de convênio firmado entre Sudene e ABDI. A visita está prevista para começar às 10h, […]

18/04/2022 10h25 Atualizado há 9 meses atrás

Campina Grande recebe, na próxima terça-feira, 19, uma comitiva da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), para conhecer a área de demonstração de tecnologias de cidades inteligentes, instalada no município por meio de convênio firmado entre Sudene e ABDI. A visita está prevista para começar às 10h, na sede da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), onde está instalado o Centro de Comando e Operações e, em seguida, a comitiva percorrerá pontos da cidade onde estão instaladas as câmeras de segurança.

O projeto Cidades Inteligentes está sendo viabilizado por um repasse da Sudene, no valor de R$ 2 milhões e prevê a instalação de 20 câmeras de vídeo monitoramento; software de reconhecimento facial com inteligência artificial; servidor para armazenamento de imagens; e quatro câmeras capazes de identificar placas de veículos, operadas a partir do Centro de Comando e Operações da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos. Os equipamentos contam com tecnologia de inteligência artificial e serão um reforço para a gestão da segurança do Município.

A execução do projeto é da ABDI e a Prefeitura ficou responsável pela definição da área e por garantir todo apoio necessário para a implantação dos equipamentos. Este projeto faz parte da estratégia da Sudene de interiorização do desenvolvimento regional a partir de uma rede de cidades capazes de ampliar o alcance das ações propostas pela Superintendência. O modelo que está sendo implantado em Campina Grande será utilizado em outros municípios que compõem o G52, grupo de cidades-polo idealizado pela Sudene, com o objetivo de ampliar o alcance de políticas e programas de desenvolvimento regional. Campina Grande faz parte desse grupo.

A criação de uma rede de cidades faz parte da estratégia territorial do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), utilizando como referência as regiões geográficas intermediárias identificadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O PRDNE conta com eixos importantes para o projeto Cidades Inteligentes, entre eles o de inovação (eixo condutor do plano) e o de desenvolvimento institucional, que vem contribuindo com a gestão municipal.

A visita guiada terá como público alvo gestores públicos dos municípios-polo da Sudene e demais municípios com potencial de replicação da área de demonstração. Já confirmaram o envio de representantes as Prefeituras de Natal e João Pessoa; o Parque Tecnológico de Pernambuco; a Universidade Federal de Campina Grande; e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). O convênio entre a Superintendência e a ABDI prevê um total de cinco visitas para divulgar a área de demonstração e promoção da cadeia produtiva associada ao mercado de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.

Codecom