Início Dia do Agente de Trânsito é comemorado nesta quarta e STTP reconhece trabalho com as crianças na Olimpíada de Educação de Trânsito.

A função do agente da autoridade de trânsito é efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho na mobilidade de uma cidade. O trabalho deles vai além da fiscalização cotidiana, pois também são responsáveis pela operação do trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo e pontos que estão sofrendo algum tipo de intervenção pública […]

22/09/2015 13h56 Atualizado há 9 meses atrás

A função do agente da autoridade de trânsito é efetivar intervenções para garantir o melhor desempenho na mobilidade de uma cidade. O trabalho deles vai além da fiscalização cotidiana, pois também são responsáveis pela operação do trânsito, organização do tráfego em locais de difícil fluxo e pontos que estão sofrendo algum tipo de intervenção pública ou privada.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, destaca para esta quarta-feira (23) o Dia Nacional do Agente de Trânsito, dentro das atividades da Semana Nacional de Trânsito e nas ações da Olimpíada de Educação das escolas do município.

Os agentes de trânsito, em toda parte do país são vistos com simpatia por muitos e antipatizados por outros, mas é eles que estão diuturnamente nas ruas e avenidas, garantindo a segurança no trânsito de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Eles também realizam um excepcional trabalho de cidadania. E, esse reconhecimento é notório quando da participação deles durante a realização da 3ª Olimpíada de Educação de Trânsito das escolas do município, onde a presença do agente de trânsito é uma constante, e primordial. E, esse trabalho tem inicio ainda no primeiro semestre quando são realizadas as atividades pedagógicas nas salas de aulas, com a efetiva interação com os alunos.

Desde a última sexta-feira, dia 18, os agentes também estão integrando as atividades da Semana Nacional do Trânsito, que se encerra na próxima sexta-feira (25), realizando Palestras e Blitz educativas, em conjunto com o setor de educação de trânsito da STTP, todos compromissados em educar e conscientizar. Durante a Olimpíada, os agentes são fiscalizadores das provas práticas e teóricas, além de monitorar as tarefas externas.

De acordo com Fátima Rodrigues, coordenadora da Olimpíada, o trabalho de educação de trânsito desenvolvido pelos agentes é de suma importância, pois têm a missão de oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população. “Especificamente na Olimpíada, é indiscutível a participação da autoridade de trânsito, pois as crianças aprendem através das disputas e de forma saudável e com espírito esportivo”, disse Fátima, que trabalha o ano todo ao lado dos agentes de trânsito.

Para o superintendente da STTP, José Marques Filho, a Prefeitura sempre tem renovado o apoio e o compromisso de valorização do trabalho da categoria, num ação conjunta e de interação com a Associação da categoria. “A formação de futuros condutores mais conscientes depende de diversas coisas, começando logo cedo. Desde a alteração nos costumes socio-culturais do país, até a educação recebida em casa e na escola. E, um agente de trânsito é antes de tudo, um educador. Um cidadão promovendo cidadania. É o que defendemos, e é o que temos visto no trabalho desses baluartes na mobilidade urbana de Campina Grande”, disse o dirigente.

A AGETRANS – Associação dos Agentes de Trânsito da STTP, vai promover na noite desta quarta-feira um jantar comemorativo em homenagem a esses profissionais que cumprem função de inegável importância para a sociedade campinense.

Assessoria de Imprensa 22/09/2015