Início Dia Mundial do Enxadrismo é comemorado com Torneio na sede da STTP.

Dia Mundial do Enxadrismo é comemorado com Torneio na sede da STTP.

A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com a Liga Campinense de Xadrez, promoveu na noite desta quinta-feira, 19, o Torneio “Cidade do Enxadrista”. O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos […]

20/11/2015 13h39 Atualizado há 8 meses atrás

O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.

Para comemorar a data idealizou-se o torneio, realizado nas dependências do anexo de trânsito da STTP, onde estiveram reunidos dezoito (18) jogadores associados a LCX, divididos por nove (9) duplas, com a coordenação geral do agente de trânsito, e diretor da Liga Campinense de Xadrez, Fabson Palhano.

Durante a abertura do evento o superintendente Félix Neto comentou sobre a parceria entre a LCX, a Prefeitura, e a STTP, na iniciativa daquela promoção, destacando a repercussão do evento. “Temos um campeão em nossa casa. Um servidor agente de trânsito, que nos dá exemplo através do esporte. Por isso, temos mais é que dar apoio logístico a esse tipo de evento, incentivando a outros colaboradores para a arte do xadrez”, disse o dirigente.

No final do Torneio ficou assim a premiação: O grande campeão da competição foi Antonio Gomes, ficando o segundo lugar para Fabson Palhano. Já o terceiro e quarto lugar, respectivamente, para Dr. Tejo e Murali, todos com 4,5 pontos.

O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais que existem em 160 países em todo o mundo.

19/11/2015