Início “Dia mundial sem carro”, tem passeio ciclístico e escola de bike em Campina.

“Dia mundial sem carro”, tem passeio ciclístico e escola de bike em Campina.

Um passeio de ciclistas por ruas da cidade marcará o Dia Mundial sem Carro, neste domingo, dia 22, integrando o calendário da Semana Nacional de Trânsito. A ação é gratuita e voltada para todos os públicos, e faz parte do calendário de atividades divulgado pela Prefeitura de Campina Grande, através da STTP. A concentração será […]

20/09/2019 16h36 Atualizado há 8 meses atrás

A concentração será a partir das 08hs, saída as 09hs, de frente ao MAPP (Museu dos Pandeiros), no Açude Velho, onde centenas de pessoas farão um percurso em direção a praça Joacir Oliveira, na Avenida JK, no Presidente Médice.

Na programação consta também a inauguração de uma ciclofaixa operacional de lazer, na Avenida Assis Chateaubriand, contando com uma canalização com mais de 200 cones, no horário de 8h as 17h, no domingo. A criação do novo espaço objetiva promover uma integração entre os usuários do sistema viário, pedestres, motoristas e ciclistas, e incentivar debates sobre a mobilidade urbana.

Para a operacionalização dessas atividades do “Dia Mundial Sem Carro”, haverá apoio logístico da STTP com agentes de trânsito da CicloMob, e demais viaturas do trânsito ao longo do percurso do passeio ciclístico que terá saída do Açude Velho, seguindo pela Rua Almeida Barreto, Avenida Assis Chateaubriand, Rua Pedro Otávio de Farias, chegando na Avenida JK, e depois retornando para o Açude Velho.

Também será oferecido mesa de frutas e pontos de hidratação, no Açude Velho e na Jk (Raul Córdula, além do sorteio de brindes na chegada do passeio ciclístico, com a distribuição de 500 pulseiras entre os participantes.

O passeio também contará com a participação de grupos ligados ao cicloativismo e à sustentabilidade, como o LabRua. E, para quem não sabe pedalar, teremos voluntários da escola Bike Anjo, que de 8h as 11h e das 15h as 18h, estarão ensinado a adultos e crianças que desejam aprender a pedalar, independente da idade (crianças precisam levar a bike).

No local, serão instaladas tendas com a exposição de bicicletas, oficina móvel (check-up e manutenção de bicicletas) e a participação de monitores, orientando populares sobre a forma correta do uso e até mesmo ensinando a quem ainda não sabia guiar bicicleta.

Por todo o evento, já a partir das 08hs, haverá a participação de equipes da área de saúde da UniNassau disponibilizando serviços de aferição de pressão, e testes de glicemia, como também equipes de professores de dança do Mexe Campina com zumba.

A programação do Dia Mundial Sem Carro também conta com o apoio das secretarias do município: SEDE e SEJEL, da UEPB (que terá uma programação paralela na Rua Maciel Maciel Pinheiro), da CPTran, do Corpo de Bombeiros, 2º e 10º BPM, e dos lojistas de bicicletas: Nem Bike, Well Bike, Gilberto Bicicletas, Wagner Bicicletas, Aluízio Bicicletas, e do Lojão das Bicicletas

Todos os parceiros também estarão utilizando a imprensa, as mídias sociais da internet, banneres e faixas, para a conscientização do Dia mundial sem carro, além de distribuição de farto material educativo (Adesivos e panfletos) alertando a todos para adesão ao movimento.

O que é o Dia Mundial Sem Carro? A história começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na cidade, sem meu carro”, reunindo 760 municípios. No ano seguinte, foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do dia europeu sem carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.

No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 municípios. A cada ano que passa, mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes veem no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana.

20/09/2019