Início Educação de trânsito: 2ª semana do maio amarelo, em Campina Grande, teve seminário sobre redução de acidentes e ações em escolas públicas e privadas

Objetivo da campanha é alertar para a necessidade de reduzir o número de mortes e acidentes no trânsito Na segunda semana da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) realizou diversas ações, sendo a principal delas o I Seminário de Redução de […]

16/05/2022 9h01 Atualizado há 9 meses atrás

Na segunda semana da campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “Juntos Salvamos Vidas”, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) realizou diversas ações, sendo a principal delas o I Seminário de Redução de Acidentes de Trânsito, organizado pelo Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), da autarquia campinense.

O evento, que teve a presença do prefeito, Bruno Cunha Lima, aconteceu na última quinta-feira, 12, no Garden Hotel, e foi considerado um sucesso. Durante o encontro, a prefeitura assumiu compromisso com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e firmou um Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o que vai permitir que os agentes da STTP também fiscalizem e realizem atendimentos com o SAMU em trechos de rodovias federais que cortam Campina Grande.

O Seminário contou ainda com as presenças do secretário nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro; e dos superintendentes da STTP, Carlos Dunga Júnior, PRF (PB), Giovanni Bosco Farias Di Mambro, e Detran (PB), Isaías Gualberto; além de autoridades de trânsito de todo o estado.

Na oportunidade, a STTP explicou como funciona o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito e a ferramenta online JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que é uma ferramenta para que as mulheres denunciem situações de assédio sexual dentro do transporte público de Campina Grande.

Atividades nas escolas

Houve também o trabalho de conscientização para o trânsito junto a escolas públicas e privadas da rede municipal de ensino.

Entre as ações realizadas, destacaram-se uma atividade educativa na Escola Municipal Almirante Tamandaré, que fica no Sítio Logradouro, no distrito de Catolé de Boa Vista. Durante o encontro, as crianças receberam orientações sobre os deveres e direitos de todos no trânsito, no objetivo de tornar o sistema viário mais seguro.

Uma palestra também foi realizada no Colégio Imaculada Conceição (Damas), para cerca de 200 alunos. Na oportunidade, os estudantes foram orientados, entre outros pontos, a respeito de tomadas de decisão em situações de risco. O evento foi de grande importância para a orientação dos futuros motoristas e motociclistas.

Pit Stops e trabalho nas ruas

Além de todo esse trabalho, houve ações de adesivagem, entrega de material educativo e diálogo com condutores e pedestres em diversos pontos da cidade, ao longo de toda a semana. Os agentes de trânsito e educadores da STTP estiveram nas Avenidas Almeida Barreto, Juscelino Kubitschek, Floriano Peixoto (diversos pontos) e na rua Dr. Severino Cruz (Largo do Açude Velho) para alertar sobre atitudes simples que salvam vidas: usar a cinta jugular do capacete, não avançar o sinal vermelho e evitar utilizar o celular enquanto conduz qualquer veículo, entre outras.

Maio Amarelo

Em Campina Grande, a prefeitura realiza o Maio Amarelo por meio da STTP. A autarquia conta com a parceria das secretarias de Educação, Cultura e Saúde, do Sest / Senat, Polícia rodoviária Federal, Companhia de Policiamento de Trânsito, entre outras instituições públicas e privadas.

Codecom