Início Em busca de recursos: Prefeitura detalha situação da malha ferroviária de Campina Grande para secretária nacional de Mobilidade

Durante visita a Campina Grande da secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do governo federal, Sandra Holanda, o prefeito Bruno Cunha Lima apresentou o estudo detalhado sobre a situação atual da malha ferroviária de cidade. A análise foi feita pela coordenadoria de Trânsito da STTP, sob direção do superintendente, Carlos Dunga Júnior, […]

04/09/2022 12h05 Atualizado há 9 meses atrás

Durante visita a Campina Grande da secretária nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano do governo federal, Sandra Holanda, o prefeito Bruno Cunha Lima apresentou o estudo detalhado sobre a situação atual da malha ferroviária de cidade. A análise foi feita pela coordenadoria de Trânsito da STTP, sob direção do superintendente, Carlos Dunga Júnior, e do coordenador, Daniel Araújo, utilizando, inclusive, imagens aéreas captadas pelo drone Carcará.

O objetivo é que, a partir deste trabalho, as avaliações técnicas continuem para que seja verificada a possibilidade de instalação do sistema de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), no percurso que vai do distrito de Galante ao Hospital da FAP, em Bodocongó, beneficiando cerca de 150 mil pessoas.

A vistoria apontou que há 34 polos geradores de demanda férrea em Campina Grande, dentre eles a área de Galante, Complexo Aluízio Campos, Aeroporto, Instituto dos Cegos, Complexo Judiciário, Parque do Povo, Hospital Alcides carneiro, Hospital Pedro I, Estação Ferroviária Nova, Estádio Presidente Vargas, Hospital Antônio Targino, Parque linear do Dinamérica, Ginásio O Meninão, Sítio São João, Hospital da Criança, UFCG, UEPB, Hospital da FAP.

A verificação indicou ainda que há um amplo trabalho de recuperação da malha a ser feito, devido ao próprio desgaste do equipamento e ao fato de haver construções irregulares próximas e, até mesmo, sobre a ferrovia. Todos estes aspectos serão considerados e colocados no projeto executivo, caso seja comprovada a viabilidade da utilização da malha.

Acompanhada do engenheiro Marcos Daniel Santos, diretor do Departamento de Projetos de Mobilidade e Serviços Urbanos, Sandra Holanda destacou o cuidado técnico da prefeitura com esse projeto, percebido na preocupação com os detalhes mínimos para que se possa ter uma noção o mais exata possível da realidade.

Agora, munida das informações, a secretária de mobilidade levará às demandas à Brasília e o diálogo com a prefeitura continuará com vistas a finalizar a análise e desenvolver o projeto de viabilidade técnica. Caso aprovado, operacionalizar o projeto executivo e implantar efetivamente o VLT, o que vai contribuir decisivamente para a melhoria da mobilidade urbana de Campina Grande.

CODECOM