Início Equipe do projeto “Piloto Legal” ministra curso para motoclubes em Campina Grande.

A Prefeitura de Campina Grande, através de uma equipe de agentes motorizados da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste num Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, que possua motocicleta e capacete. No último sábado, 21, […]

25/09/2019 16h26 Atualizado há 9 meses atrás

No último sábado, 21, o Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP – CIP, iniciou mais uma etapa do projeto “Piloto Legal”, aplicando o Curso Básico de Técnicas de Pilotagem de Motocicletas para motoclubes. A primeira turma a ser capacitada foi a do Motoclube Os Cabra da Peste, fundado desde 2011, contando com 22 membros e motocicletas que vão de 125cc a 1250cc.

O curso, com carga horária de 8 horas, dividido em aulas teóricas e práticas, foi ministrado no Parque do Povo, sendo abordados temas como inspeção preventiva da motocicleta, legislação de trânsito, postura em curvas, técnicas de frenagem, deslocamento em grupo, entre outros.

Ao final do curso, foi perceptível a evolução dos motociclistas, devido a confiança nas técnicas repassadas pelos agentes em aula. Um dos alunos participante, Leandro Souza, afirmou “Posso dizer que hoje conheci verdadeiramente minha moto. Sai mais confiante”. Outro aluno satisfeito com a capacitação, Walker Barros disse que “Minha concepção de pilotagem é outra a partir de hoje”.

Iniciado em maio deste ano, o projeto já atendeu mais de 70 motociclistas, e a previsão é de que até o fim do ano mais de 200 alunos sejam capacitados. O curso é 100% gratuito para qualquer cidadão que possua CNH categoria A e motocicleta para aula prática.

Os principais assuntos abordados durante a capacitação são: Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem, e Postura em Curvas.

Durante a capacitação os agentes da STTP utilizam motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos participantes motociclistas a vivenciarem as mais variadas situações do trânsito, e se condicionar a reagir de forma segura.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do telefone 3341.1517 ou do Zap Trânsito 083 99909-0157, ou pelo site http://sttp.campinagrande.pb.gov.br/piloto-legal.

25/09/2019