Início Félix comemora vitória da orientação de Romero para que único parâmetro da nova tarifa fosse a inflação

Transporte de passageiros Empresários defendiam R$ 4,11 como valor para nova passagem, mas tese do prefeito campinense prevaleceu por decisão do Conselho O superintendente de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP), Félix Araújo Neto, destacou nesta quinta-feira, 30, a vitória da sociedade, na discussão do novo valor da tarifa de ônibus urbano no […]

31/01/2020 14h21 Atualizado há 9 meses atrás

Transporte de passageiros

O superintendente de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP), Félix Araújo Neto, destacou nesta quinta-feira, 30, a vitória da sociedade, na discussão do novo valor da tarifa de ônibus urbano no Município, tendo como parâmetro uma orientação básica do prefeito Romero Rodrigues. Os empresários chegaram à reunião do Conselho Municipal de Transporte Público (Comtup), no Ipsem, com a proposta de reajustar a passagem em dinheiro dos atuais R$ 3,70 para R$ 4,11.

“Prevaleceu a orientação do prefeito Romero Rodrigues, no sentido de que o único parâmetro para se levar em conta na reunião deveria ser a inflação, o que terminou acontecendo, ao batermos o martelo em R$ 3,90 para passagem paga em dinheiro e, dos atuais R$ 3,60 para R$ 3,75 para quem usa cartão”, destacou Félix Neto.

Segundo o superintendente, como cidade de porte médio, Campina Grande foi na contramão de outros municípios que aplicaram, neste início de ano, reajustes nas tarifas de transporte coletivo. E com um detalhe adicional: em muitos casos, as empresas nessas outras cidades recebem pesados subsídios do poder público municipal – o que o prefeito tem sistematicamente se recusado a fazer.

Investimentos em mobilidade

Na condição de gestor da STTP, Félix Neto destaca um outro ponto virtuoso na orientação do prefeito: caso fosse levado em conta a proposta do setor empresarial de reajustar a tarifa para R$ 4,11, a curto e médio prazos isso passaria a ter um efeito ainda mais nocivo para o sistema de transporte público, que tem-se queixado sistematicamente da perda em massa de passageiros, nos últimos anos.

“Sem dúvidas de que o usuário de coletivo, diante de uma nova realidade tarifária tão onerosa, naturalmente recorreria às alternativas disponíveis hoje no mercado, como é o caso dos transportes por aplicativos”, observa Félix, que destacou também que o poder público municipal de Campina Grande, na atual gestão de Romero, tem feito investimentos milionários no setor de mobilidade urbana e melhoria das vias urbanas com asfaltamento – o que tem beneficiado diretamente a frota das empresas concessionárias do serviço na cidade.