Início Mais de 740 horas de trabalho: STTP mobiliza cerca de 130 colaboradores e ampla estrutura para garantir segurança viária durante O Maior São João do Mundo

Atuação da autarquia foi decisiva para evitar acidentes graves na área do Parque do Povo e garantir fluidez no trânsito em dias de fluxo intenso de veículos A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), faz um balanço positivo do trabalho de organização do sistema viário, realizado durante […]

11/07/2022 14h38 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), faz um balanço positivo do trabalho de organização do sistema viário, realizado durante O Maior São João do Mundo. Mesmo faltando ainda o próximo final de semana de festa junina, no Distrito de Galante, a autarquia de trânsito campinense mostra que a integração de um time comprometido fez a diferença para os números favoráveis nestes 31 dias de festa.

Cerca de 130 pessoas, entre agentes de trânsito, fiscais de transportes, equipe do setor jurídico e demais técnicos se revezaram, 24 horas por dia, sete dias por semana, contribuindo para que campinenses e turistas tivessem uma festa tranquila, com segurança viária, no que diz respeito ao trânsito e ao transporte público. Foram cerca de 740 horas de trabalho ininterrupto.

Os agentes contaram com duas viaturas do tipo automóvel, cinco caminhonetes, dois veículos mistos, 25 motocicletas e 50 barreiras para interdição de vias. Não houve acidentes graves no entorno do Parque do Povo e, mesmo nos dias de fluxo intenso de veículos, os agentes, através da integração entre profissionais de rua, monitoramento viário e o drone Carcará, agiram para desafogar e dar fluidez ao tráfego.

Todo o trabalho foi realizado em conexão com os demais órgãos de segurança. Inclusive foi instalado um cinturão de câmeras de monitoramento nas vias que ficam nas proximidades do Parque do Povo. Quatorze equipamentos foram utilizados para realizar a fiscalização de trânsito (dois deles para fazer a leitura de placas de veículos), identificar e solucionar ocorrências diversas (a exemplo dos congestionamentos viários) e contribuir com a segurança pública geral, uma vez que as imagens podem ser solicitadas pelas polícias e pelo judiciário.

Um dos serviços prestados pela STTP foi o de remoção de veículos estacionados de forma irregular, em vagas de pessoas idosas ou com deficiência e também em guias rebaixadas (destinadas à entrada e saída de veículos). Ao todo, 31 veículos foram removidos, 12 por estacionar na frente de alguma garagem.

Vale ressaltar que as festas em Galante, nas Vilas do Artesão e Sítio São João, além dos blocos que desfilaram nas ruas de Campina Grande (Imprensados e Namoradrilha), também tiveram apoio direto do pessoal da STTP para que ocorressem com a segurança viária garantida para a população.

Já a campanha “Se beber, seja passageiro”, desenvolvida pela Divisão de Educação de Trânsito da STTP (DET), atingiu cerca de dez mil pessoas. Os educadores da DET estiveram nos principais pontos de festa, entregando panfletos, adesivos e, principalmente, conversando com as pessoas para que elas refletissem sobre os perigos que envolvem a mistura entre bebida e direção. Até o DJ Alok, que se apresentou n’O Maior São João do Mundo, aderiu à campanha.

Com relação ao transporte público, as linhas do Virote Junino garantiram o retorno dos forrozeiros para seus bairros nas madrugadas do São João. Foram oito linhas que circularam, praticamente, em todas as regiões da cidade.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, ressaltou o esforço da equipe para que o trabalho fosse realizado da melhor maneira possível. “Nosso time vestiu a camisa e deu o seu melhor para que a festa, no setor de trânsito e transportes, fosse um sucesso. Não houve ocorrências graves e podemos dizer que o objetivo de garantir a segurança viária para campinenses e turistas foi efetivamente atingido”, declarou Dunga.

Codecom