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Autor: Comunicação

NEAT ganha destaque nacional e STTP assume coordenação para implementar trabalho semelhante em toda a Paraíba

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), criado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), ganhou destaque nacional e fez a autarquia ganhar duas cadeiras na Coordenação da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões […]

06/07/2022 14h44 Atualizado há 9 meses atrás

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), criado e coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), ganhou destaque nacional e fez a autarquia ganhar duas cadeiras na Coordenação da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). A posse aconteceu na semana passada, em Brasília. O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior (titular) e o assessor técnico, Vinícius José Carneiro Barreto (suplente), são os representantes do órgão campinense.

Prefeito Bruno Cunha Lima e Dunga Júnior com equipe do NEAT

A STTP vai ficar com a responsabilidade de aplicar em toda a Paraíba um trabalho semelhante ao que é realizado no âmbito municipal com o NEAT, plataforma que permite à autarquia acompanhar, em tempo real, os acidentes de trânsito na cidade Rainha da Borborema. Esse monitoramento permite, para a autarquia, fazer mudanças rápidas no sentido de diminuir os acidentes e salvar vidas.

Superintendente da STTP – Carlos Dunga Júnior

“Foi um prazer para nós termos sido escolhidos como uma referência a partir de um trabalho desenvolvido na STTP, desde maio do ano passado, com a criação do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito. Nós trabalhávamos anteriormente com a estatística do ano anterior e começamos a fazer um corte semanal (oito dias). Nos reunimos com SAMU, PRF, CPTran e com o Hospital de Trauma para alinhar tudo que ocorreu com relação a acidentes de trânsito. Com esses dados nós analisamos o que causou o acidente e verificamos também o pós-acidente. Nós passamos, então, a ser referência no país, porque estamos embasados nos pilares do Pnatrans”, disse Dunga Júnior.

O superintendente explicou, ainda, como o trabalho será desenvolvido. “Nós vamos, junto ao Detran e Secretaria de Segurança do Estado analisar, mensalmente, através de uma plataforma , fazer esse acompanhamento dos dados estaduais, semelhante ao que acontece no âmbito municipal”, detalhou.

Câmaras Temáticas

Segundo o artigo 13, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Elas são integradas por especialistas e têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões daquele colegiado.

Além da Câmara Temática de Gestão e Coordenação do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (CTPNAT), da qual os membros da STTP fazem parte, existem mais cinco câmaras: Saúde para o Trânsito (CTST), Esforço Legal (CTEL), Educação para o Trânsito (CTEDUC), Assuntos Veiculares, Ambientais e Transporte Rodoviário (CTVAT) e Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito (CTET).

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