Início Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito da Prefeitura de Campina Grande realiza primeira reunião após reconhecimento em prêmio da Senatran

A reunião ordinária desta quinta-feira (10) do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat) da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) teve um caráter especial. Foi o primeiro encontro depois que o Neat ganhou um prêmio nacional, ficando em segundo lugar na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito […]

10/11/2022 21h29 Atualizado há 9 meses atrás

A reunião ordinária desta quinta-feira (10) do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (Neat) da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) teve um caráter especial. Foi o primeiro encontro depois que o Neat ganhou um prêmio nacional, ficando em segundo lugar na categoria “Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) – dos Municípios”. A premiação foi realizada pelo Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O resultado foi publicado nesta quarta-feira (9), no Diário Oficial da União.

Segundo o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, o resultado foi fruto do esforço de muitos profissionais e é motivo de orgulho para todos os envolvidos. “É motivo de muito orgulho saber que estamos fazendo um trabalho baseado na eficiência. Hoje, nós temos a análise dos dados precisa nessa conexão de forças com o SAMU, com o Hospital de Trauma, com a CPtran, com os Bombeiros e com a PRF. Todos unidos com um objetivo só: ter um dado real e identificar quais são as principais vias que merecem uma atenção”, disse.

O coordenador do SAMU, médico Ismael Kim, destacou, durante o encontro, que o órgão vai ministrar cursos de primeiros socorros para os agentes de trânsito, como forma de garantir, em caso de necessidade, que os profissionais realizem esse atendimento inicial se chegarem aos locais dos acidentes antes dos socorristas do SAMU.

Dunga destacou ainda, que esse é um trabalho de muitas mãos e que ganha a cidade com a redução do número de acidentes. Ele tratou o reconhecimento nacional como motivo de felicidade. “Somos muitas pessoas envolvidas. Um trabalho do agente, do atendente do SAMU, do policial militar, do Hospital de Trauma, de todos nós, que estamos juntos com esse objetivo, atendendo ao pilar número cinco do Pnatrans (Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito), que é o pós-vítima ao acidente, para que a gente possa reduzir com os números de acidentes. Então a gente fica muito feliz com esse reconhecimento nacional”, disse.

NEAT

Criado em maio de 2021, o Neat é referência no que tange à utilização de estatísticas, em tempo real, para propor e efetivar soluções viárias para reduzir mortes e acidentes nas vias. O núcleo é composto por membros fixos da STTP, do Samu e da CPTran, e conta, também, com as participações de convidados de outros órgãos municipais, estaduais e federais, de segurança, planejamento e trânsito, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Hospital de Trauma.

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes no Município. A partir daí, são discutidas soluções para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Codecom