Início Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito discute integração e uniformização de dados entre órgãos de trânsito, segurança e saúde

O Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), coordenado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), realizou, na sede da autarquia campinense, uma reunião, nesta quarta-feira (22), para discutir medidas para uniformizar a coleta de dados e a divulgação de números relativos a acidentes de trânsito. […]

23/06/2022 15h06 Atualizado há 9 meses atrás

Além dos membros permanentes do núcleo, incluídos o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior; o Coordenador do Samu em Campina Grande, Dr. Ismael Kim; e o Cabo Velez, representando a CPTran; participaram do encontro Dr. José Bezerra, Chefe do Núcleo Médico do Hospital de Trauma, e o Tenente Alessandro Silva, representando o Corpo de Bombeiros.

Durante a reunião, Dunga Júnior explicou os objetivos do NEAT aos participantes convidados, e os representantes dos órgãos explicaram as metodologias utilizadas para contabilizar os acidentes.

Foram debatidas também maneiras de uniformizar nomenclaturas utilizadas para registrar acidentes e vítimas de sinistros de trânsito e melhorar a comunicação e a conexão entre órgãos, para, assim, diminuir as divergências nas estatísticas de acidentes de trânsito geradas pelas instituições.

Como resultado da reunião, ficou decidido que a STTP vai disponibilizar um colaborador para dar expediente no Hospital de Trauma, de 27 de junho a 03 de julho, para identificar quais fatores podem estar causando a divergência nos dados divulgados.

“É de suma importância que os órgãos de trânsito, segurança e saúde troquem informações constantemente, baseando-se em dados cientificamente tabulados, e se unam nessa luta para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. No NEAT temos um diálogo aberto e essa conexão só gera benefícios para a sociedade”, salientou Dunga Júnior.

NEAT

Criado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), em maio de 2021, o NEAT é referência no que tange à utilização de estatísticas em tempo real para propor e efetivar soluções viárias para reduzir mortes e acidentes nas vias.

O núcleo é composto por membros fixos da STTP, do Batalhão de Polícia de Trânsito e do SAMU. O núcleo conta também com participações de convidados de outros órgãos municipais, estaduais e federais, de segurança, planejamento e trânsito.

As reuniões do órgão acontecem semanalmente, quando são analisados casos de acidentes na cidade. A partir daí, são discutidas soluções para que diminuam os riscos de os sinistros acontecerem novamente.

Recentemente, o NEAT foi reconhecido pelo Senatran, que passou a validar os dados apurados pelo núcleo, compondo o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), atestando a relevância do trabalho realizado em Campina Grande. Esses dados são coletados em parceria com SAMU, CPTran e Corpo de Bombeiros.

Codecom