Início Piloto Legal – Agentes da STTP estão capacitando soldados do 31º BIMtz

Piloto Legal – Agentes da STTP estão capacitando soldados do 31º BIMtz

A Prefeitura de Campina Grande, através do Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste num Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I, e que tem como público alvo qualquer interessado que possua CNH categoria “A”, dentro da validade, e que tenha motocicleta e capacete. Nesta terça-feira, 22, […]

23/12/2021 19h39 Atualizado há 9 meses atrás

Nesta terça-feira, 22, cerca de trinta soldados do Exército Brasileiro, lotados no 31º BIMtz, participaram do encerramento de mais uma capacitação desenvolvido por uma equipe de Agentes Motorizados da STTP, iniciado na última segunda-feira, 21.

Para este tipo de evento os agentes estão utilizando motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos soldados motociclistas a vivenciarem as mais variadas situações do trânsito, e se condicionar a reagir de forma segura.

A utilização do aprendizado nesse curso, vai desde o primeiro contato com a moto até a assimilação dos exercícios e avaliação de comportamento pós-treinamento, buscando aprimorar as técnicas de pilotagem, e desenvolvendo habilidades na condução segura da motocicleta para poder enfrentar com mais segurança e desenvoltura situações encontradas no trânsito.

Dentro desse contexto está o Agente de Segurança Viária, atuando não somente na fiscalização, mas também na capacitação dos motociclistas, que infelizmente, muitas vezes, tem instruções precárias de pilotagem.

De acordo com o agente de trânsito e instrutor Jefferson Farias, a capacitação foi realizada em duas etapas, sendo pela manhã com curso teórico e a tarde aulas práticas no próprio pátio do quartel. “esse curso é uma renovação de parceria entre as duas instituições, e objetiva capacitar e conscientizar a todos os participantes para um trânsito mais seguro”, disse.

O curso não tem custo para os participantes, que recebem aulas teóricas e práticas objetivando melhorar e ampliar os conhecimentos em relação a motocicletas. Os principais assuntos abordados durante a capacitação são: Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem, e Postura em Curvas.

As aulas teóricas abrange temas que tornam a pilotagem mais segura e defensiva, além dos principais pontos da legislação de trânsito relativos a motocicletas. A aula prática versa em ensinamentos de técnicas que visam corrigir vícios e posturas que interferem negativamente na pilotagem, causados por imperícia.

om o projeto “Piloto Legal” os agentes da STTP já formaram mais de 400 motociclistas de órgãos públicos, prefeituras , motoclubes, e empresas particulares, a exemplo de turmas de alunos da Alpargatas , e de soldados do 31º BIMtz.  Ao final de cada curso, é solicitado ao aluno o preenchimento de uma Ficha de Avaliação, onde são avaliados os treinamentos e os instrutores, em que cada requisito poderá ser valorado em “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Fraco”.

Para informações adicionais sobre a realização do projeto, ou quem tiver interesse em agendar para participar , a STTP disponibiliza o telefone de atendimento à população, através do 3341.1517, e o site www.sttp.campinagrande.pb.gov.br.

23/12/2020