PIT STOP: Em mais uma ação do Maio Amarelo, motociclistas são orientados sobre “bolsões para motos”, no trânsito de Campina

Equipes da Divisão de Educação de Trânsito da STTP participaram, na manhã deste sábado, 29, de um comando educativo e adesivagem da Campanha Maio Amarelo. O pit stop foi realizado com o objetivo de orientar os motociclistas sobre a implantação de “bolsões para motos”, nas aproximações de semáforos da Avenida Floriano Peixoto.

A via é o principal corredor de veículos da cidade e têm recebido, recentemente, uma sinalização de espaços destinados a motocicletas nos cruzamentos com semáforos. Os chamados” bolsões”, são espaços pintados no asfalto, onde os motociclistas esperam o semáforo abrir, à frente dos demais veículos. Assim, os motociclistas têm preferência para continuar o percurso ao sinal verde.

A STTP já implantou os bolsões para motos em oito pontos semaforizados da Avenida Floriano Peixoto, nos cruzamentos com as ruas Siqueira Campos (próximo ao antigo Trauma); Melo Leitão (Igreja Presbiteriana), no São José; Nilo Peçanha (Após Hospital da Criança); Manoel Sales; e no cruzamento da Almeida Barreto (Posto São Luiz), no Centenário.

O comando educativo deste sábado foi focado justamente no motociclista, ator principal do tema da campanha educativa do Maio Amarelo deste ano, abordando os cuidados para a redução de acidentes no trânsito. Durante a ação, simultaneamente, as equipes da STTP estavam também orientando os condutores de motos quanto a utilização correta dos bolsões e no respeito aos espaços destinados aos automóveis.

“Além de orientarmos sobre a implantação dos bolsões e da importância da sua utilização, nas abordagens aos condutores de motos focamos ainda a problemática do ato de ingerir bebida alcóolica e conduzir veículos, enfatizando também medidas simples de pilotagem segura, como utilizar o capacete, não avançar sinal vermelho, dentre outras orientações”, disse o superintendente da STTP, Dunga Júnior.

Mesmo já com faixas de retenção nas vias e com essa nova sinalização desses bolsões, a STTP objetiva garantir a segurança não só dos motociclistas, como também de pedestres e condutores de veículos, através desse novo mecanismo para auxiliar na redução de acidentes. Em breve, outras vias da cidade também estarão recebendo a implantação de mais bolsões para motos

O Maio Amarelo é uma campanha educativa de trânsito, de âmbito nacional e, em Campina, o objetivo principal é reduzir ao máximo os acidentes de motos. Para isso, a STTP tem realizado uma série de atividades, em parceria com entidades públicas e privadas, para conscientizar as pessoas sobre a necessidade de atitudes cidadãs no trânsito.

Codecom

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR