Início PlanMob de Campina Grande é destaque nacional em Revista especializada

PlanMob de Campina Grande é destaque nacional em Revista especializada

O Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande – PlanMob, concluído no último mês de abril, é destaque nacional na mais recente edição da Revista Embarq – Brasil, da WRI (World Resources Institute), uma instituição internacional de pesquisa, que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano. A informação […]

09/09/2015 14h01 Atualizado há 8 meses atrás

A informação foi repassada por Nívea Oppermann Peixoto, Diretora de Desenvolvimento Urbano do World Resources Institute (Revista Embarq – Brasil), em correspondência enviada à coordenadora do PlanMob de Campina Grande, engenheira Valéria Barros.

“Esperamos que seus bons exemplos sirvam de inspiração para as demais cidades brasileiras que farão seus planos. Agradecemos a colaboração dos gestores e técnicos envolvidos em nos auxiliar nessa publicação”, disse a diretora.

Para qualificar o processo de elaboração e estimular a consolidação do planejamento da mobilidade no Brasil, o WRI Brasil | EMBARQ Brasil desenvolveu a cartilha “Sete Passos – Como construir um plano de mobilidade urbana”, uma vez que, desde abril de 2015, mais de 3.000 municípios precisam ter planos de mobilidade urbana para receber investimentos do governo federal voltados a projetos no setor.

A publicação reúne sete boas práticas encontradas em cidades/região, onde se incluem os seus municípios. São administrações que realizaram seus planos de mobilidade urbana conforme as recomendações da metodologia quanto à realização dos passos e atividades, ainda que nem todas estas cidades tenham sido orientadas pela EMBARQ Brasil.

Apenas 6% das cidades brasileiras concluíram o Plano de Mobilidade Urbana e Campina Grande é uma delas. Das 26 capitais do país, apenas nove conseguiram cumprir. A publicação vai ajudar esses municípios que não concluíram ou ainda não começaram seus Planos, apontando um conjunto de atividades e orientações para incorporar requisitos essenciais estabelecidos pela Política Nacional de Mobilidade (Lei 12. 587/12) ao plano da cidade.

“Estamos felizes pelo reconhecimento nacional ao trabalho de toda uma equipe da Prefeitura, capitaneada pelo prefeito Romero Rodrigues. E, ver publicado nacionalmente o Plano de Mobilidade, como exemplo de boas práticas, é realmente saber que fizemos o nosso papel”, disse Valéria Barros, coordenadora do PlanMob de Campina Grande.

Fonte: Codecom/CG