Início Prefeitura de Campina Grande apresenta soluções tecnológicas para gestão de trânsito e transporte no município de Conde

Soluções tecnológicas para gestão de trânsito e transporte, desenvolvidas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), muito em breve poderão ser compartilhadas no Conde, município localizado no litoral Sul da Paraíba. Uma equipe da Guarda Civil Municipal da cidade litorânea esteve em Campina Grande, nesta quarta-feira, para […]

30/03/2022 10h44 Atualizado há 8 meses atrás

Soluções tecnológicas para gestão de trânsito e transporte, desenvolvidas pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), muito em breve poderão ser compartilhadas no Conde, município localizado no litoral Sul da Paraíba. Uma equipe da Guarda Civil Municipal da cidade litorânea esteve em Campina Grande, nesta quarta-feira, para conhecer o modelo exitoso de gestão do trânsito e do transporte, no Município.

A equipe foi recepcionada na sede da autarquia, pelo superintendente, Carlos Dunga Júnior. Estiveram na STTP, o comandante da GCM, Sérgio Carneiro; o inspetor, Wanderley Cândido; e o secretário de Comunicação condense, William Tejo Filho. O objetivo da visita foi conhecer o modelo de gestão de trânsito e transporte implementado pela STTP, o qual é referência para cidades de todo o Brasil.

Além disso, foi discutida a possibilidade de realização de acordos de cooperação, para que a autarquia campinense contribua com a gestão de trânsito do município litorâneo, a partir de toda a expertise do órgão campinense. No Conde, é a Guarda Municipal o ente responsável por gerenciar o trânsito.

Durante a visita, a comitiva condense conheceu a organização do sistema de fiscalização 24 horas, pelos agentes de trânsito; o funcionamento da Central de Monitoramento por Câmeras; e o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). A equipe também conheceu as soluções tecnológicas para a organização do transporte público, baseadas em ferramentas como a disponibilização de rotas, a partir de QR Code; o aplicativo MobiCG; e a ferramenta JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio).

Como exemplos de economicidade para a administração pública, foram apresentados os setores de sinalização e semafórica, os quais são responsáveis pela fabricação de equipamentos viários, tais como placas de trânsito e semáforos.

O superintendente da STTP salientou que a autarquia está sempre de portas abertas para que os demais municípios se espelhem na sua eficiência administrativa. “Nossa meta é disseminar formas eficazes de gestão de trânsito e transporte, para que os demais municípios consigam diminuir o número de mortes e acidentes no trânsito e também organizem seu espaço urbano e rural, de forma a garantir fluidez segura para veículos e pedestres. Essa corrente deve ser fortalecida em prol da vida e do bem-estar da sociedade”, apontou Dunga Jr.

Também recepcionaram os condenses, o coordenador de Trânsito da STTP, Daniel Araújo; o chefe da Divisão de Apoio ao Trânsito, Rodolfo Cavalcante; o chefe de Controle Operacional de Transportes, Helder Carlos; e o coordenador do Setor de Sinalização Semafórica, Fábio Farias.

Codecom