Início Prefeitura implanta projeto de mobilidade com ciclofaixa na Rua Almeida Barreto.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, está concluindo mais um projeto de mobilidade urbana com a implantação de ciclofaixa na Rua Almeida Barreto, até o cruzamento com a Avenida Almirante Barroso. O novo espaço para ciclistas tem extensão de 975 metros e largura total de 2,5mt. A ciclofaixa da Rua Almeida Barreto é […]

14/06/2017 10h14 Atualizado há 8 meses atrás

O novo espaço para ciclistas tem extensão de 975 metros e largura total de 2,5mt. A ciclofaixa da Rua Almeida Barreto é bidirecional, localizada do lado esquerdo e no sentido de circulação da via, conforme critérios técnicos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Estudos realizados pela própria STTP indica que no local passam diariamente 800 ciclistas, em sua maioria em deslocamento para o trabalho.

Segundo Félix Neto, superintendente da STTP, a escolha do local para implantação da ciclofaixa atende a pedidos da comunidade e de ativistas por mais segurança no trânsito naquele trecho, e cumpre às diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que prioriza o transporte não motorizado.

A nova ciclofaixa está isolada do restante da via, tem sinalização demarcada com pintura de faixa, instalação de tachões e de placas indicativas.

No local também foi iniciado um trabalho através de educadores e agentes de trânsito da STTP, que estarão disciplinando a área e orientando condutores de veículos sobre a nova sinalização. A partir de agora, ciclistas deverão trafegar pela ciclofaixa e motoristas pela faixa de tráfego, evitando o risco de acidentes.

Com a ciclofaixa, o estacionamento de veículos do lado esquerdo da via passa a ser proibido. Já os motoristas flagrados trafegando pela via de ciclistas poderão ser multados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê punição gravíssima, multa no valor de R$ 880,41 mais a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

14/06/2017