Início Prefeitura instala “semáforo inteligente” em fase de testes na Avenida Brasília.

A Prefeitura de Campina Grande, através da STTP, está implantando o primeiro semáforo inteligente da cidade. O dispositivo inovador que pode orientar e fiscalizar o trânsito está em fase de testes localizado na Avenida Brasília, no cruzamento com a Rua Raimundo Nonato. O equipamento tem inteligência artificial, que abre e fecha por decisão de um […]

10/06/2019 8h33 Atualizado há 9 meses atrás

O equipamento tem inteligência artificial, que abre e fecha por decisão de um robô – respeitando o tempo máximo de 90 segundos e tornando o trânsito mais rápido, otimizando os semáforos. A tecnologia, apresentada oficialmente pela STTP, durante a abertura do seminário Cidade Expressa, foi desenvolvida por uma empresa de tecnologia do Paraná.

O semáforo inteligente pode abrir caminhos para os carros de emergência, como bombeiros, ambulâncias, e viaturas, ou alertar motoristas caso um pedestre esteja na faixa quando o sinal abre para os veículos. E para isso o sinaleiro, ou robô, utiliza câmeras e sensores, num sistema inteligente de ajuste e sincronização de semáforos de tempo fixo, que melhora o fluxo de trânsito, reduzindo atrasos e paradas em até 30%.

O novo artifício de sinalização implantada pela STTP, trata de um simulador ou programa de computador que, a partir do número de carros e da velocidade com que eles circulam na Avenida Brasília, por exemplo, determinará os melhores tempos de verde e vermelho de cada sinal, para melhorar a fluidez do tráfego.

A empresa paranaense de tecnologia Seebot é a responsável pela instalação do grupo de semáforos, que pode atuar como agente de trânsito ao fiscalizar e melhorar o tráfego nas ruas das cidades.

O Agent SEEBOT é um sistema inteligente que capta imagens e informações e, em ambiente de Big Data, consegue aprender sobre o trânsito para decidir, por exemplo, se um semáforo deve ficar aberto ou fechado por mais ou menos tempo, com base na análise que faz do fluxo de veículos em cada via que monitora ao longo dos dias.

10/06/2019