Início Profissionais da imprensa participam de reunião remota do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito

Cerca de vinte jornalistas de Campina Grande participaram na tarde dessa segunda-feira, 19, de uma reunião do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), realizada novamente no formato remoto. Os profissionais foram convidados pelo superintendente da STTP, Dunga Júnior, e tiveram a oportunidade de conhecer e se familiarizar sobre o formato do trabalho que […]

20/07/2021 10h12 Atualizado há 9 meses atrás

Cerca de vinte jornalistas de Campina Grande participaram na tarde dessa segunda-feira, 19, de uma reunião do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), realizada novamente no formato remoto. Os profissionais foram convidados pelo superintendente da STTP, Dunga Júnior, e tiveram a oportunidade de conhecer e se familiarizar sobre o formato do trabalho que vem sendo realizado pelo grupo de estudos.

De acordo com Dunga Júnior, a participação dos jornalistas na discussão do Núcleo de Estudos teve como objetivo contribuir com informações para uma cobertura mais especializada e instrutiva sobre a divulgação dos acidentes de trânsito, utilizando a linguagem de matérias jornalísticas, esclarecendo conceitos do cotidiano, mas que fazem a diferença na vida do cidadão.

Durante a reunião foi apresentado o estudo de caso dos acidentes ocorridos na rua Francisco Lopes de Almeida (bairro do Cruzeiro), nos pontos da Caixa Lotérica, Ponte do Cruzeiro e nas imediações do Material de Construção Safra. Foi discutido ainda, sobre as possíveis causas para um recente acidente que ocorreu no corredor da rua Santo Antônio. Também foram apresentados os resultados da parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no auxílio do imediato atendimento dos agentes às vítimas de acidentes de trânsito na cidade.

Além das informações mais esclarecedoras, a presença dos profissionais foi uma oportunidade para a integração entre os membros do Núcleo de Estudos com os jornalistas que atuam em vários veículos ou mesmo assessorias de comunicação.

A reunião foi presidida pelo superintendente da STTP, Carlos Dunga, sob a coordenação de Gustavo Alvarez (gerente de Trânsito), e ainda com a presença dos demais membros fixos da STTP: Araci Brasil (gerente de Transportes), Avelino Freire (chefe de Sinalização e Engenharia), Astrogildo Pereira (Assessoria de Comunicação), Daniel Araújo (coordenador de Trânsito), Erivaldo Araújo (chefe de Estatística), agente Jefferson Santos (Projeto Piloto legal – CIP), Joanna Santos (chefe da Divisão de Educação de Trânsito), Lenildo Souza e Nilo Neto (TI), Paulo César (Assessoria), Gilberto Aureliano (Assessoria Jurídica), Sônia Gonçalves e Wanessa Albuquerque (Estatística), Agente Vanilson Ouriques (DET) e demais convidados, membros auxiliares representantes da CPTran e Secretaria de Planejamento do município.

O NEAT tem um papel fundamental nas ações, operações e organização do trânsito da cidade. Por meio desse núcleo são realizadas as coletas de dados e análises de casos de acidentes, contando com a participação de representantes de secretarias do município, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Cptran.
Essas informações são integradas às estatísticas interinstitucionais, subsidiando o fortalecimento das políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito, por meio de planejamento, monitoramento, acompanhamento e das ações.

Codecom