Programação da Semana Nacional de Transito será aberta com a V Olimpíada de Educação de Trânsito da STTP.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza na tarde desta segunda-feira, 18, a abertura da V Olimpíada de Educação de Trânsito. O evento acontece a partir das 14hs, no ginásio da AABB, e faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, com apoio da Secretaria de Educação do Município.

Para este ano o tema da Olimpíada está focado na atual campanha da STTP: “Celular #DáParaEsperar – Conecte sua Atenção no Trânsito”, cujo objetivo é incentivar os alunos do Ensino Fundamental II a desenvolver e executar tarefas relacionadas à educação no trânsito, trazendo para os mesmos um maior conhecimento.

A Olimpíada deste ano contempla dezesseis escolas, sendo oito particulares e oito municipais, com alunos trabalhado desde o primeiro semestre, e sendo envolvidos agora com a Olimpíada, apresentando o resultado de seus trabalhos na competição que terá a participação efetiva de  64 alunos e 16 coordenadores representantes das escolas.

As disputas da competição serão realizadas nas áreas interna e externa da sede da ACI, e ocorrerão através de provas definidas. Na primeira fase haverá as provas da doação de sangue, e da faixa de pedestre. Na segunda fase haverá uma maratona de atividades compostas por provas prévias: com dramatização, paródia, maquete, depoimentos e portfólio, provas surpresas, e uma corrida ciclística.

Na terceira fase, com as provas finais, haverá a disputa por meio de provas surpresas, definindo a posição das 4 primeiras colocações, sendo avaliadas também a participação e organização das torcidas, com a importância equivalente a uma prova.

As escolas terão uma equipe composta por 4 (quatro) alunos e 1 (um) orientador, onde o mesmo deverá ser representante de apenas uma instituição. As escolas serão premiadas com troféus e os alunos com brindes para a melhor: Maquete; Paródia; Dramatização; Trabalho de faixa de pedestre, e Portfólio. Os alunos das equipes campeãs receberão bicicletas e os professores das equipes mais bem colocadas receberão uma premiação em dinheiro.

Participarão da Olimpíada os alunos das escolas municipais: Dr. Francisco Brasileiro (Vila Cabral Santa Terezinha); Otávio Amorim (Malvinas); Maria Anunciada Bezerra (Três irmãs); Padre Antonino (Bodocongó); Roberto Simonsen (São José); Lafayete Cavalcante (Malvinas); Anis Timani (Acácio Figueiredo); e o CEAI Gov. Antônio Mariz (Jardim Borborema). Representando a rede particular de ensino estarão alunos das escolas: Santa Ana (Centro); Sonho e Realidade (Monte Castelo; CPEP (Malvinas); NDI (Centro); Carmela Veloso (Bodocongó); Nova Visão (Catolé); Panorama (Cruzeiro), e Petrônio Colégio e Curso (Liberdade).

O Celular é um dos mais importantes meios de comunicação e acesso a informação. Contudo, acessar redes sociais, whatsapp, aplicativos e a internet podem ser perigosos quando esta ação divide atenção com o trânsito. Essa ferramenta é uma das maiores causadoras de acidentes de trânsito, sendo responsável por aproximadamente 1,3 milhão de acidentes por ano, de acordo com pesquisa realizada pela seguradora Líder Dpvat em 2016. Dados como este, fizeram com que a partir de novembro de 2016 a multa para quem dirigir o veículo segurando ou manuseando o telefone celular passasse a ser R$ 293,47.

A Divisão de Educação de Trânsito da STTP realizou durante o primeiro semestre do ano uma série de visitas as 16 escolas, e durante os encontros a equipe de educadores de trânsito ensinava às crianças e professores sobre a gentileza e educação no trânsito.

A V Olimpíada de Educação de Trânsito acontecerá até 06 de outubro. Para outras informações e conhecimento do regulamento da competição, basta acessar facebook.com/olimpiadadetransitodasttp, e www.sttpcg.com.br, ou entrar em contato pelo fone 3341.1278 – ramal 233.

17/09/17