Ranking nacional: Campina Grande emplaca 1º lugar nos planos de mobilidade urbana no Brasil

Destaque na cidade fica por conta de ações para a qualidade sustentável de bicicletas

A cidade de Campina Grande está ocupando o 1º lugar no ranking de qualidade dos Planos de Mobilidade Urbana no Brasil, em particular, no item qualidade sustentável e bicicletas.

A boa noticia foi divulgada pela União dos Ciclistas do Brasil, na tarde desta sexta-feira, 22, em Brasília, DF, durante as discussões da 93ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, 75ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos – FNP que acontece no auditório sede do Banco do Brasil.

O Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob ou também PMU) é o instrumento de planejamento e gestão da mobilidade de um município. Ele trata de pensar, desenvolver e propor como se darão os deslocamentos de pessoas e bens em uma cidade, integrado a planos de outras políticas temáticas e que têm relação com a mobilidade urbana, como o uso do solo, moradia, mudanças climáticas, energia e outros aspectos.

Dentro do PlanMob, a bicicleta deve ser considerada como prioridade, junto com outros transportes ativos em relação aos motorizados no PlanMob (PNMU art. 6, II).

“A Bicicleta nos planos e Ruas Completas” foi o tema de uma pesquisa da inserção da veículo nos planos de mobilidade, apresentada pela J.P. União dos Ciclistas do Brasil, momento em que classificou Campina Grande em primeiro lugar no ranking, com indicadores de qualidade elaborados por instituições especialistas.

O superintendente Félix Neto, de Trânsito e Transporte de Campina Grande, comemorou a posição de Campina no ranking, destacando ser fruto das ações de mobilidade urbana sustentável da gestão do prefeito Romero Rodrigues. Deatacou a implantação de 42 km de ciclovias e ciclofaixas regulamentadas, além de a cidade já dispor de um planejamento de expansão de aproximadamente 20bkm até o final de 2019, acompanhando o programa de asfaltamento de novas vias pela prefeitura.

O PlanMob de Campina Grande está entre os primeiros a serem entregues, em tempo hábil, tornando a cidade como uma das poucas no país a estar apta para receber recursos do Governo Federal, inclusive sendo destaque nacional na publicação Sete Passos, Como construir um Plano de Mobilidade Urbana, da Revista Embarq – Brasil, da WRI (World Resources Institute), uma instituição internacional de pesquisa que transforma grandes ideias em ações que integram meio ambiente, oportunidades econômicas e bem-estar humano.

A campanha Bicicleta nos Planos, apresentada durante o 93ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, 75ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, foi realizada pelas associações Bike Anjo e UCB – União de Ciclistas do Brasil, com apoio do Instituto Clima e Sociedade – ICS, e tem como objetivo orientar a sociedade civil organizada e cidadãos, bem como técnicos municipais e decisores políticos para a inclusão da bicicleta, enquanto meio de transporte, no planejamento urbano, através da sua inserção nos planos de mobilidade urbana.

Assessoria de Imprensa
22/03/2019

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR