Início Redução na tarifa de transporte coletivo em Campina Grande é destaque na mídia nacional especializada

Decisão inédita, proposta pelo prefeito Bruno Cunha Lima, vira case de sucesso A decisão inédita do Conselho Municipal de Transporte Público (Comutp), que aprovou a proposta do prefeito Bruno Cunha Lima de redução no valor da passagem dos ônibus urbanos em Campina Grande, é destaque na mídia nacional. Sites especializados destacaram o resultado da reunião […]

01/02/2022 13h32 Atualizado há 9 meses atrás

Decisão inédita, proposta pelo prefeito Bruno Cunha Lima, vira case de sucesso

A decisão inédita do Conselho Municipal de Transporte Público (Comutp), que aprovou a proposta do prefeito Bruno Cunha Lima de redução no valor da passagem dos ônibus urbanos em Campina Grande, é destaque na mídia nacional. Sites especializados destacaram o resultado da reunião ocorrida nesta segunda-feira, 31, e apontam o resultado como um case de sucesso.

Um desses veículos de comunicação foi o site de notícias Diário do Transporte, do estado de São Paulo, especializado na cobertura jornalística dos principais fatos relacionados aos transportes. O site mostra notícias, informações de última hora, coberturas exclusivas, opinião, estudos técnicos e a história dos transportes. Para a decisão de Campina Grande, o site destacou a redução da tarifa: do valor de R$ 4,30, definida como nova tarifa técnica, para R$ 3,75, a partir desta quarta-feira, 2 de fevereiro. A matéria completa está no link https://diariodotransporte.com.br/2022/01/31/tarifa-de-onibus-em-campina-grande-pb-diminui-para-r-375-a-partir-desta-quarta-02/

Na reportagem, do jornalista William Moreira, foi também grifado que a medida baixa em R$ 0,15 o valor pago pela população que utiliza o serviço, e que a gratuidade para pessoas com deficiência e seus acompanhantes também foi aprovada.

Na prática, pela proposta da Prefeitura de Campina Grande, é concedido um reajuste de 10% por passagem, para as empresas de transporte público, compensando a inflação de 2021. Porém, este valor não será repassado ao usuário devido à conversão em subsídios, tanto do atual bônus como da tarifa para PCD (Pessoa com Deficiência), o que permitirá a diminuição no preço final para o passageiro. A tarifa técnica, de R$ 4,30, com a injeção de recursos do Município no sistema, se transforma em tarifa social no valor de R$ 3,75, valor que será pago pelo usuário do transporte coletivo.

Tudo foi realizado, conforme ressaltou o prefeito Bruno Cunha Lima, após dois meses de estudos intensos, de forma transparente, técnica e amplo diálogo com todos os representantes da sociedade campinense, com as duas reuniões transmitidas pelos canais da Prefeitura e da STTP no YouTube e pelas redes sociais.

Codecom