Início Referência: STTP recebe visita técnica de comitiva da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Mossoró

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), segue se consolidando como referência na gestão dos aspectos relacionados à mobilidade urbana e à segurança viária. Nesta segunda-feira, 04, uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Mossoró, no Rio Grande do Norte, conheceu as ações […]

04/07/2022 14h50 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), segue se consolidando como referência na gestão dos aspectos relacionados à mobilidade urbana e à segurança viária. Nesta segunda-feira, 04, uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Mossoró, no Rio Grande do Norte, conheceu as ações desenvolvidas na autarquia campinense.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, acompanhado por técnicos da STTP, apresentou aos mossoroenses o modelo de gestão de trânsito e transportes públicos adotado no órgão campinense.

“A STTP vem investindo em ações diretamente calcadas nas tecnologias para garantir eficiência na prestação do serviço e economicidade nos gastos públicos. Essa maneira de administrar está sendo reconhecida nacionalmente, tanto é que somos representantes da Paraíba na Câmara Temática, vinculada ao Contran, de Gestão do Pnatrans. É de suma importância apresentar esse modo de gestão para outros municípios, fortalecendo assim a rede em prol da vida no trânsito”, observou Dunga.

Entre as ações explanadas estão:

• Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), criado e coordenado pela STTP, responsável por levantar estatísticas em tempo real e implantar soluções rápidas para diminuir mortes e acidentes no trânsito;

• Gestão do transporte público: diminuição dos preços das passagens, acompanhamento via GPS dos ônibus em tempo real, acesso às rotas via QR Codes e aplicativo MobiCG;

• Aplicativo de combate à importunação e ao assédio sexual, JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que foi tema de reportagem no SBT Brasil, no último sábado, 02;

• Monitoramento viário por câmeras, em especial o cinturão de monitoramento no entorno do Parque do Povo;

• Processo eletrônico de registro de infrações de trânsito e julgamento de recursos na Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI);

• Laboratório Especializado em Desenvolvimento Semafórico (LEDS), que é responsável pela fabricação e manutenção de semáforos em Campina Grande.

O grupo de Mossoró foi formado por Cledinilson Morais, secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Pâmela Alencar, membro da JARI, e Diego Augusto, gerente executivo de Sinalização Viária.

Codecom