Segurança dos motociclistas

Respeite o motociclista, respeite a vida

Andar de moto é muito legal, mas também é perigoso, por isso, estar sempre atento é fundamental.

Um dos principais cuidados para quem está sobre duas rodas é estar bem equipado. É natural que, como no nosso país faz muito calor a maior parte do ano, muita gente não goste de vestir roupas grossas ou mesmo sapato fechado para subir na moto, porém, jaqueta, luvas, calça, calçado fechado e capacete justo na cabeça e afivelado são essenciais para que o motociclista esteja bem protegido.

Um outro cuidado para que não haja tantos acidentes com motos cabe aos motoristas. Quem está de carro deve sempre usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra. Dessa forma, todos que dividem a rua ou a rodovia irão saber qual sua próxima atitude. Para o motociclista, esses cuidados podem valer a vida. Por isso motorista, nunca deixe de sinalizar suas intenções no trânsito.

Uma atenção especial para quem está de carro são os pontos cegos que veículos pequenos e grandes possuem. Às vezes, a gente não enxerga mesmo se há alguém do lado, por isso é tão importante olhar várias vezes nos retrovisores antes de qualquer manobra. Isso ajuda a proteger quem está de moto.

Vemos em muitas ruas e estradas, motociclistas abusando da velocidade, como por exemplo, usando o celular enquanto pilota, desrespeitando a sinalização, pilotando descalço ou com o capacete solto na cabeça. Quem se comporta desse jeito, está sujeito a se machucar seriamente no trânsito.

Uma outra dica importante é nunca trafegar entre os carros, o chamado “corredor”. O correto é o motociclista ocupar a faixa no lugar do carro e nunca entre eles. Trafegar entre os carros somente com o trânsito lento ou parado e mesmo assim em baixa velocidade.

A regra é para todos: respeite quem vai do seu lado, seja um motociclista, um motorista, um ciclista ou o pedestre. Só assim vamos conseguir diminuir o número de acidentes pelo país. Faça a sua parte: um trânsito seguro, depende só de você!

Observação: Excerto de texto fornecido para os municípios laço amarelo.

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR