Início Segurança viária: Prefeitura inicia revitalização da sinalização de trânsito no Centro e em bairros de Campina Grande

Tinta utilizada é a do tipo termoplástica, que possui secagem rápida e é mais resistente. Trabalho integrado da STTP acontecerá através de ações de sinalização, educação, comunicação e fiscalização.

06/03/2023 10h52 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), iniciou o trabalho de revitalização de toda a sinalização horizontal e vertical de diversas vias e regiões de Campina Grande, principalmente no Centro da cidade.

A Ordem de Serviço (OS), que autoriza a execução, estipula que vias como a João Pessoa, João Suassuna, Marquês do Herval, Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Semeão Leal, Afonso Campos, Irineu Joffily, Pedro I e Almeida Barreto recebam sinalização horizontal com tintas termoplásticas, que possuem secagem rápida e são mais resistentes.

O trabalho de pintura no Centro é realizado prioritariamente à noite, para não comprometer a fluidez do trânsito durante o dia. As equipes da STTP realizaram um trabalho informativo em cada via que for receber as intervenções. Esse trabalho é realizado junto aos comerciantes e moradores, para que desobstruam os espaços em tempo hábil para que as pinturas sejam realizadas. Por isso, a autarquia conta com o apoio da população para que não haja transtornos durante os serviços.

Sinalização de estacionamento (inclusive os direcionados às pessoas deficientes e idosas), divisão de pista, sentido de via, faixas de pedestres, setas indicadoras de direção, ciclofaixas, entre outras, sempre respeitando as cores e medidas estabelecidas pelo Código de Trânsito, serão os principais tipos de sinalização horizontal a serem recuperados.

Após esta primeira fase, diversos outros pontos da cidade receberão intervenções diversas, a exemplo da avenida Floriano Peixoto, Viaduto, Largo do Açude Velho, Av. Almirante Barroso, Av. Vigário Calixto, além das ruas Severino Pimentel e Getúlio Cavalcante, na Liberdade.

Além disso, o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT) vai monitorar os serviços para garantir que as novas pinturas e placas atendam aos parâmetros que contribuam para a redução dos riscos de sinistros.

“É um grande plano de intervenção viária, por meio da revitalização e implantação de sinalizações viárias horizontais e verticais em Campina Grande. Desta maneira, estamos reforçando nosso trabalho de garantia de segurança viária e ordenamento do trânsito de nossa cidade”, explicou o superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior.

A revitalização da sinalização acontecerá de forma conjunta ao trabalho de recuperação dos semáforos e atuação dos Agentes e da Divisão de Educação de Trânsito. Nos locais onde existir mudanças de trânsito, a exemplo da rua Monsenhor Sales (Centro) e da avenida Assis Chateaubriand (Liberdade), o protocolo de intervenção segue as etapas de divulgação, simulação, educação e implantação.

Codecom