Início Segurança Viária: Projeto “Piloto Legal” ministra curso para motociclistas em Campina Grande

Profissionais de Imprensa também serão capacitados durante a Semana Nacional de Trânsito A Prefeitura de Campina Grande, através da equipe de agentes motorizados da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste num Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I. O curso tem como público alvo qualquer pessoa com interesse em possuir CNH categoria […]

29/08/2022 13h43 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, através da equipe de agentes motorizados da STTP, está desenvolvendo o projeto “Piloto Legal”, que consiste num Curso de Pilotagem de Motocicletas Nível I. O curso tem como público alvo qualquer pessoa com interesse em possuir CNH categoria “A”, dentro da validade, que possua motocicleta e capacete.

No último domingo, 28, o Corpo de Instrutores de Pilotagem da STTP – CIP, iniciou mais uma etapa do projeto “Piloto Legal”, aplicando o Curso Básico de Técnicas de Pilotagem de Motocicletas para 18 participantes.

O curso, que tem carga horária de 8 horas, dividido em aulas teóricas e práticas, foi ministrado nos turnos manhã (aula teórica, na sede da STTP) e à tarde (aula prática, na parte inferior do Parque do Povo). Foram abordados temas como inspeção preventiva da motocicleta, legislação de trânsito, postura em curvas, técnicas de frenagem, deslocamento em grupo, entre outros.

O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explica a importância do curso para a construção de um trânsito mais seguro. “O objetivo principal é capacitar os pilotos para trafegarem garantindo a segurança deles próprios, dos pedestres e dos demais veículos, contribuindo para a redução do número de acidentes e de mortes envolvendo motociclistas em Campina Grande e região”, ressaltou Dunga.

Iniciado em maio de 2019, o projeto “Piloto Legal” já atendeu mais de 700 motociclistas e a previsão é de que, até o fim deste ano, mais de 200 alunos sejam capacitados. O curso é 100% gratuito para qualquer cidadão que possua CNH categoria A e motocicleta para aula prática.

Os principais assuntos abordados durante a capacitação são: Inspeção preventiva; Equipamentos de proteção; Legislação de trânsito; Postura de pilotagem; Pilotagem com passageiro; Técnicas de frenagem e Postura em Curvas.

Durante a capacitação, os agentes da STTP utilizam motocicletas com 300 cilindradas, que possibilitam aos motociclistas participantes vivenciarem as mais variadas situações do trânsito e se condicionarem a reagir de forma segura.

Imprensa será na próxima turma

Como parte do calendário de programação da Semana Nacional de Trânsito da STTP, uma turma exclusiva com profissionais de imprensa de Campina Grande será capacitada no dia 18 de setembro (um domingo), numa parceria com a diretoria de base da Associação Paraibana de Imprensa (API) e da Associação Campinense de Imprensa (ACI).

Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas pelo link https://forms.gle/zmUe92zE1vyDBuxx5. O formulário de inscrição também pode ser acessado no perfil do curso no Instagram, o @sttp_cg. Mais informações podem ser obtidas pelo número (83) 98146-8927.

Codecom