Início STTP cria Sistema de Informação ao Passageiro e Campina Grande é selecionada pelo Google Transit

A boa notícia é que a STTP vem desenvolvendo um sistema de informação ao passageiro do transporte público por ônibus, baseado em GIS, chamado de SIOM. Desenvolvido por servidores da própria Autarquia, sob a coordenação de Hélder de Barros e Alysson Costa, tem como objetivo principal repassar informações sobre as linhas, rotas, itinerários e horários […]

20/05/2015 14h34 Atualizado há 9 meses atrás

A boa notícia é que a STTP vem desenvolvendo um sistema de informação ao passageiro do transporte público por ônibus, baseado em GIS, chamado de SIOM. Desenvolvido por servidores da própria Autarquia, sob a coordenação de Hélder de Barros e Alysson Costa, tem como objetivo principal repassar informações sobre as linhas, rotas, itinerários e horários diretamente pela rede mundial de computadores. No sistema, os passageiros podem visualizar um mapa interativo onde podem selecionar um ponto de parada específico e se verificar qual rota passa por aquele determinado ponto.

Esta ferramenta tem contribuído bastante com os trabalhos acadêmicos das várias universidades da cidade que tem orientado seus alunos a buscarem a STTP para informações sobre o transporte, relevantes para os seus trabalhos.

Com o aprimoramento dos dados coletados pela equipe da Gerência de Transportes da STTP, o departamento de Computação da UFCG, através da equipe do professor Nazareno, e numa cooperação de esforços e trabalhos técnicos, conseguiram que a Prefeitura de Campina Grande, atendesse todos os pré-requisitos e ser selecionada como instituição parceira do Google Transit.

O Google Transit no Google Maps é uma ferramenta de planejamento para transporte público que combina os dados mais recentes da STTP com o alcance do Google Maps. Ele integra paradas, trajetos, grades de horários e informações sobre tarifas de transporte público para facilitar e agilizar o planejamento de viagens.

O banco de dados possui informações que incluem linhas, rotas, horários, número de paradas, distância e, em alguns casos, o total da tarifa. O sistema pode ser acessado a partir do Google Maps, tanto em versões desktop e dispositivos móveis iOS e Android.

O Prefeito Romero Rodrigues marca mais um tento, comprovando ser Campina a cidade da inovação. Hoje no Brasil existem 22 cidades cobertas pelo Google Transit, dessas 14 foram as sedes da Copa. As demais são regiões metropolitanas, No nordeste, o serviço está disponibilizado apenas para Fortaleza, Recife, e Salvador (todas sedes da copa)

O Google Transit foi lançado no final de 2005 nos Estados Unidos e desde então está presente em mais de 2,8 mil cidades do mundo, incluindo 22 brasileiras. Segundo o Google, o recurso possui informações de mais de um milhão de pontos de ônibus, estações de metrô, trem e balsa, com cobertura superior a um bilhão de quilômetros por dia, em todo o mundo.

Projeto Piloto – Mas, para a Prefeitura de Campina Grande conquistar essa certificação tudo teve início ainda em 2013, com o início dos trabalhos de pesquisa dos técnicos da STTP, lotados na Gerência de Transportes, e sob a coordenação do servidor Hélder de Barros.

Os dados captados através de várias ferramentas como o GPS, permitiram a criação, o armazenamento e alimentação do SIOM – Sistema de Informação, Operação e Monitoramento de Transporte Público.

O SIOM é um projeto piloto que busca, como objetivo principal, o serviço de rastreamento e monitoramento dos ônibus da cidade de Campina Grande, integrando-o ao sistema de bilhetagem eletrônica já instalada no município.

A primeira parte do projeto foi concluída com êxito em setembro de 2013 quando todas as rotas de ônibus da cidade foram mapeadas e georeferenciadas. A segunda etapa foi iniciada em agosto de 2014 e ainda está em processo de conclusão, sendo o mapeamento e o inventário de todas as paradas do transporte coletivo na cidade.

Já a terceira etapa será iniciada em breve e consistirá na implantação do monitoramento (rastreamento) em tempo real através de GPS e que culminará em informações seguras aos usuários da STTP.

Campina Grande, com mais de 400.000 habitantes, será a quarta cidade do Nordeste a contar com o recurso de consultas dinâmicas do Google Transit. Os dados, fornecidos pela STTP (Superintendência de Transito e Transportes Públicos), após a instalação dos módulos GPS nos ônibus, será possível disponibilizar, em tempo real, a previsão de horário com um comparativo entre o programado e o realizado pelas empresas

Em um primeiro momento esse recurso está disponível na versão desktop, mas podendo ser consultado através de celulares ajudando os moradores a planejarem seus deslocamentos com mais tranquilidade. Para quem precisar ir de Bodocongó até Terminal Rodoviário, por exemplo, agora pode acessar o site:http://www,ciomcg.com.br para encontrar a melhor rota e, em breve, vai poder usar o Google Maps.