Início STTP denuncia atos de vandalismo em sinalização de trânsito

STTP denuncia atos de vandalismo em sinalização de trânsito

Placas de sinalização também não alvo das pichações  A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Divisão de Sinalização de Trânsito da STTP, tem implementado em toda a cidade o projeto de reforço da sinalização horizontal e vertical. O objetivo é garantir a segurança viária de motoristas e pedestres. O trabalho tem sido mantido em […]

22/03/2021 16h27 Atualizado há 9 meses atrás

Placas de sinalização também não alvo das pichações

O trabalho tem sido mantido em virtude da ação de vândalos, que continuam a destruir o patrimônio público. São frequentes as pichações ou quebra de piquetes, abrigos e, se referindo à sinalização de trânsito, especificamente, o roubo e a pichação de placas.

Na última quinta-feira, 18, o setor jurídico da STTP recebeu novamente a denúncia de populares, comunicando sobre a pichação de placas no trecho da rua Auta Leite (no cruzamento com a rua Pedro II), no bairro da Bela Vista.

Além de deixar os condutores de veículos indignados, o vandalismo causa preocupação, pois as placas servem de alerta aos motoristas. Uma equipe do setor de sinalização da STTP esteve no local, constatou a destruição e fez a reposição da placa.

De acordo com a STTP, pelo menos dez placas de trânsito precisam ser repostas mensalmente. Há ainda furtos no Centro da cidade. No entanto, entre os bairros onde o número de ocorrências é maior estão o José Pinheiro, Monte Castelo e Malvinas.

“Essa pichação e o furto de placas só atrapalha o trabalho do órgão, pois impede a execução de novos projetos em função do tempo gasto com as reposições, e sem contar com o perigo que os motoristas sentem sem a sinalização devida na via”, destacou o superintendente da STTP, Dunga Júnior.

Semáforos e abrigos de ônibus também são alvos

Ainda no ano passado, o vandalismo em sinaleiras também foi registrado pela STTP e muitas dessas ocorrências voltaram a acontecer. Além das placas de sinalização, semáforos para pedestres são alvos de vândalos e de usuários de drogas, que se interessam pelos componentes que formam os equipamentos (fiação roubada, postes e controladores danificados). E não são raros os atos de vandalismo em semáforos da cidade.

Dunga Júnior também faz um pedido para que a população fique alerta, denunciando essas ocorrências. Além de depredar abrigos de ônibus vem aumentando, em diferentes pontos da cidade, a prática de pichações, roubos e a destruição das placas de sinalização.

Os recentes casos de vandalismo de pichação e roubo de placas já foram registrados na Polícia Civil, através de Boletim de Ocorrência (BO), onde a STTP pediu providências quanto à destruição do patrimônio público.

Gilberto Aureliano, assessor jurídico da STTP, informou que todas as providências já foram tomadas no sentido de responsabilizar criminalmente quem está destruindo o patrimônio público. “O ato de vandalismo contra este é crime, previsto que está no art. 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal Brasileiro, caracterizando como crime de dano qualificado ao patrimônio público, com pena de detenção  de 6 meses a três anos e multa, além  da pena correspondente à violência”, ressaltou

A STTP solicita à população que, caso haja flagrante desse tipo de vandalismo, a denúncia seja feita através por meio do número 190 ou pelo fone 3341.1517, na central de atendimento ao usuário.