Início STTP divulga operação de trânsito e transporte público para o primeiro turno das Eleições 2022

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), divulgou, na manhã desta quarta-feira, 28, o plano operacional de trânsito e de transporte público, para o próximo domingo, 02 de Outubro, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2022. As equipes de fiscalização e monitoramento de trânsito e de […]

28/09/2022 11h05 Atualizado há 9 meses atrás

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), divulgou, na manhã desta quarta-feira, 28, o plano operacional de trânsito e de transporte público, para o próximo domingo, 02 de Outubro, quando acontece o primeiro turno das Eleições 2022. As equipes de fiscalização e monitoramento de trânsito e de transportes atuarão em regime de plantão especial, a fim de garantir maior comodidade e conforto para os eleitores de Campina Grande, no deslocamento até as zonas eleitorais e retorno às suas residências.

“É de competência da STTP garantir o direito de ir e vir de todos aqueles que irão votar, não permitindo a interdição não autorizada de ruas e avenidas, protegendo o trânsito de eleitores nas Seções Eleitorais, proibindo o tráfego de veículos e também organizando o trânsito na área do TRE, onde agentes de trânsito, a serviço da Justiça Eleitoral, permanecerão no local reservando e coordenando o estacionamento e a circulação dos veículos a serviço da justiça, de partidos e candidatos, imprensa e órgãos públicos, lembrando que esses agentes ficarão no local até a divulgação dos primeiros resultados da Eleição”, esclareceu o superintendente de Trânsito, Dunga Júnior.

Operação de Trânsito

Para o desenvolvimento dessas atividades a STTP estará contando com aproximadamente 60 Agentes de Trânsito, das 6h às 18h, sob convocação da Justiça Eleitoral, distribuídos em todas as áreas da cidade, cobrindo as três Zonas Eeitorais sediadas no município; além dos profissionais que estarão no monitoramento viário. Depois das 18h, haverá escala extra de agentes, para garantir segurança viária nas movimentações, historicamente comuns após o horário de votação, em Campina Grande.

Os agentes de trânsito estarão distribuídos por toda a cidade, em pontos fixos e em viaturas, seguindo as orientações da Justiça e do Ministério Público Eleitoral, bem como no planejamento realizado pela STTP, para o dia da Eleição.

A operação contará também com 12 viaturas do tipo automóvel e 15 motocicletas. Os agentes terão à disposição também amplo aparato para organizar a sinalização viária, realizar interdições parciais ou totais de vias e canalizações. Os profissionais contarão com cones flexíveis e palitos, barreiras comuns e pantográfica (do tipo sanfona).

De acordo com o superintendente Dunga Júnior, todo o trabalho da STTP será realizado em parceria com as demais forças de segurança pública: Polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal, além da Guarda Municipal.

“O objetivo é garantir que o cidadão que vai votar em Campina possa se locomover com tranquilidade entre os locais de votação. Para isso, o trabalho é focado em proporcionar mobilidade e segurança viária em todos os pontos de votação”, destacou Dunga.

A Divisão de Sinalização estará realizando a distribuição de cavaletes e cones para as interdições; e o setor de Manutenção Semafórica estará de prontidão para atender qualquer problema nos semáforos. Os agentes serão distribuídos em pontos fixos e em veículos, tendo à disposição 9 automóveis e 18 motocicletas.

O plano de ação desenvolvido pela STTP objetiva proporcionar segurança e organização no trânsito nas principais vias da cidade, por isso estarão sendo executados os mesmos procedimentos de interdições nos locais com maior número de seções eleitorais e a efetiva fiscalização, em conjunto com os demais órgãos de segurança, a fim de evitar a propaganda de boca de urna, manifestações políticas coletivas e as infrações de trânsito.

Ainda conforme o plano de ação, a STTP exercerá suas atribuições com o reforço de pessoal e na logística das equipes, garantindo a interdição de ruas, auxiliando na circulação e nos desvios, operando nas áreas de estacionamento restrito e reservando trechos para estacionamento de táxis e mototaxi.

Transporte Público

De acordo com as Ordens de Serviços expedidas para as empresas concessionárias, o sistema de transporte coletivo estará operando com frota especial, para proporcionar a facilidade de deslocamento à população. A frota estará operando, com um reforço de 20% de veículos, das 05h30 até 20h.

Durante todo o domingo, o Terminal de Integração proporcionará o atendimento através das seguintes linhas: 111 -110 – 020 – 022 – 245 – 263 – 303 – 333 – 004 – 044 – 444 – 555 – 660 – 077 – 090A – 090B – 092 – 902 – 922 – 903B – 910 – 955. Além disso, serão mantidas as paradas principais na área central para embarque e desembarque de passageiros.

A gerência de operação e fiscalização de transportes manterá, ainda, todo o seu contingente de fiscais, nos principais pontos de embarque e desembarque, inclusive, no Terminal de Integração. Além da fiscalização nos pontos fixos, haverá também um fiscal motorizado para atender as solicitações em diversos bairros da cidade.

Para informações, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a STTP, através do telefone 3341.1517, tanto por ligação como por mensagem via Whatsapp Mobilidade.

Codecom