Encontre o que você precisa aqui:

Início STTP elenca principais ações executadas em 2017 e relatório final aponta queda de 10% nos índices de acidentes de trânsito em Campina.

Autor: paulo.roberto

STTP elenca principais ações executadas em 2017 e relatório final aponta queda de 10% nos índices de acidentes de trânsito em Campina.

Nesta terça-feira, 26, toda a equipe técnica, gerentes e demais chefias da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, estiveram reunidos durante todo o dia, para apresentação setorial dos relatórios de resultados referente as ações desenvolvidas em 2017. O destaque para a reunião dos resultados, e comemorado por toda a equipe, foi para […]

27/12/2017 16h32 Atualizado há 8 meses atrás

Nesta terça-feira, 26, toda a equipe técnica, gerentes e demais chefias da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande, estiveram reunidos durante todo o dia, para apresentação setorial dos relatórios de resultados referente as ações desenvolvidas em 2017.

O destaque para a reunião dos resultados, e comemorado por toda a equipe, foi para o relatório final dos dados que apontam uma redução de 10% nos índices de acidentes de trânsito em Campina Grande no ano de 2017, fruto das ações de sinalização executadas de forma ostensiva, nas intervenções de engenharia com as lombadas eletrônicas, e redutores de velocidade (lombadas físicas) implementadas pela STTP, aliadas as campanhas de educação de trânsito e a criação do projeto Mais Vida, onde equipes de agentes de trânsito foram posicionados nos locais onde ocorriam acidentes, e passaram a ser monitorados e fiscalizados pelas equipes. Os dados finais desse relatório de acidentes, serão apresentados em coletiva à imprensa, as 10hs da manha desta quinta-feira, 28, na sede da STTP.

De acordo com o dirigente do órgão, Félix Araújo Neto, o ano de 2017 foi de muitas de dificuldades, mas também de muitas conquistas e superações. “Durante nossa reunião anual de avaliação, planejamento e de resultados, podemos constatar o quanto foi gratificante o trabalho da nossa equipe, que valorizou, e se empenhou o máximo cada dia de trabalho para obtivéssemos este grande volume de ações executadas.”, disse Félix, comentando ainda que os resultados alcançados, também é fruto do imprescindível apoio do prefeito Romero Rodrigues, que esteve presente nas principais decisões de planejamento e de execução dos projetos da STTP.

Sinalização Viária – Com a aquisição de maquinário próprio, através de um caminhão de pintura para aplicação de tinta à frio, além de uma caldeira para aplicação de tinta termoplástica, no ponto de vista de sinalização horizontal a STTP fecha o ano com 11.000 m², com serviços de pinturas de faixas de rolamento, linhas de eixo, bordo, faixa continua, além da recuperação nos últimos dois meses de mais de 100 faixas de pedestres, inclusive priorizando as áreas de escolares.

Ainda nas melhorias viárias houve uma grande implantação de tachões e tachinhas, pinturas de guias rebaixadas e esquinas, além da abertura e alargamento de canteiros, garantindo melhor visibilidade e segurança aos condutores de veículos e pedestres. Já na sinalização vertical foram implantadas mais de 600 placas de regulamentação ou de advertência.

Operação de Trânsito – As equipes de agentes de trânsito da STTP estiveram trabalhando intensamente na fiscalização e monitoramento de trânsito da cidade, com mais de 2800 escalas extras, 508 a mais que no ano de 2016. Estiveram presentes nos grandes eventos da cidade como Carnaval, São João, diversos eventos extras como procissões, cavalgadas, caminhadas, desfiles, visitas de autoridades, provas de ciclismos, e em 29 corridas de rua. Foram mais de 380 eventos com apoio operacional, e 414 apoios logísticos de sinalização auxiliar.

Mais Vida – Com cinco meses de atividades de fiscalização, o projeto denominado de “Operação MAIS VIDA”, está sendo realizado nas áreas com maior número de acidentes de trânsito de Campina Grande, contabilizados pelo setor de Estatística da STTP. Em média, 60 agentes de trânsito estão envolvidos na execução do programa de segurança viária, que já contabiliza 708 operações, com 574 plantões, e já resultando na conquista de uma redução de 10% nos dados de acidentes de transito em 2017.

O Projeto Mais Vida está contribuindo a diminuição no número de vítimas com invalidez temporária ou permanente, causadas pelos danos sofridos nos acidentes; A diminuição dos gastos do Poder Público com o atendimento as vítimas; A diminuição no número de leitos hospitalares ocupados por estas vítimas; A melhoria na segurança e fluxo das vias, contribuindo com a Mobilidade Urbana.

Capacitação técnica – A STTP tem realizado vários cursos de capacitação e atualização dos 108 agentes de trânsito do município. Com a realização desses cursos a Prefeitura de Campina Grande exerce integramente sua missão institucional, e é a primeira cidade do país a cumprir resolução do Denatran, através da portaria 94/2017, que institui a obrigatoriedade do Curso de Agente de Trânsito para profissionais que executem as atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Transportes – No setor de transporte público foi executado a operação de abrigos e piquetes, onde foram implantados mais de 50 piquetes e 90 novos abrigos, em diversos bairros, na área central da cidade, e até nos distritos de São José da Mata, Catolé de Boa Vista e Galante. A STTP conta hoje com o mapeamento desses equipamentos através do sistema de georreferenciamento, no Google Maps, o que possibilita aos usuários de transporte coletivo poderem localizar com precisão se em determinado trecho existe ponto de ônibus, com cobertura de proteção do sol e da chuva.

O Terminal de Integração vem passando por uma ampla reforma, numa recuperação de estrutura física que conta também com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos. Para um melhor conforto e segurança dos quase 100 mil usuários que utilizam o Terminal, a prefeitura realizou a revitalização e pintura de todas as grades de proteção; desobstrução das galerias; lavagem de todo o pavimento; renovação da placa do portal de entrada; limpeza interna e a troca de pias e vasos sanitários dos banheiros; recuperação do canteiro central; troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de Led em toda a área, inclusive com implantação de refletores na área externa, garantindo visibilidade e segurança para todos. Ainda consta no cronograma de melhorias no Terminal, a implantação de câmeras de vigilância integradas ao CIOP, além do reforço operacional e de segurança com as presenças da Guarda Municipal e da Policia Militar.

Gratuidade – O sistema de informativo do setor de gratuidade, aponta no seu relatório anual um atendimento de mais de seis mil beneficiários, para os mais diversos assuntos como segunda via de carteira; perícia médica; cadastramento; e biometria.

Tecnologia de ponta – As ações implementadas pela gestão da STTP tem chamado a atenção não só dos paraibanos, como também de dirigentes de autarquias de trânsito e de transportes, secretarias, e prefeituras de outros estados, além até mesmo de dirigentes do Ministério das Cidades. Prova disso, é que em menos de um ano dois presidentes do Denatran já estiveram na sede da STTP para conhecer de perto as experiências das Gestões tecnológicas. Campina Grande hoje é reconhecida nacionalmente por suas inovações tecnológicas implementadas para o trânsito e transporte público.

Graças ao empenho e desenvoltura dos servidores do laboratório semafórico da STTP, Campina Grande já conta com 100% de semáforos com luzes de Led. A prefeitura realizou a troca das lâmpadas dos semáforos da cidade por módulos de LED, que foram implantados em faróis de 94 cruzamentos da cidade. O semáforo de Led torna um cruzamento mais atraente e redefine uma relação de segurança junto aos motoristas.

Além de implementar a fábrica de semáforos como carro chefe, Campina Grande ocupa hoje o posto da 7º cidade do país a ter os dados de transporte público por GPS no Google trânsito, permitindo assim que o usuário faça o monitoramento de sua viagem de transporte coletivo, desbancando outras grandes cidades referencia e de grande porte, a exemplo de João Pessoa e Natal, que não tem esse serviço em operação.

Também são inovações e soluções tecnológicas aplicadas pela autarquia campinense, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e o talonário eletrônico – RADAR, ambos, como solução integrada para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito.

A STTP também passou a ser a primeira autarquia de transito do nordeste a dar início ao recebimento do pagamento de multas de trânsito através de cartão de crédito, inclusive com parcelamento. O beneficio ainda vale também para quem aderir ao aplicativo SNE, que dá desconto de 40% pra pagamento também terá o benefício.

Ainda no transporte público, a STTP implantou a tecnologia da biometria facial. O novo sistema de identificação de gratuidade garante o uso adequado do benefício objetivando a redução de fraudes. 25 ônibus pertencentes a frota do Consórcio Santa Verônica já estão utilizando a biometria facial, dispensando a necessidade da digital dos usuários.

Gestão de Filas – 47 mil pessoas procuraram atendimentos presencial na STTP para tratar de inúmeros assuntos nos setores de multas, cadastro, fiscalização, gratuidade, dentre outros. Os dos foram detectados pelo sistema digital de chamadas e gestão de filas, implantado na recepção da STTP pela Divisão de Controle Operacional.

QR CODE – A STTP também é o primeiro órgão de trânsito do país a implantar o sistema QR Code na emissão de credencial de estacionamento do Idoso e Deficiente, garantindo segurança de informações. Anteriormente a emissão da credencial continha apenas um selo holográfico, assinatura do superintendente e carimbo. Agora, mais um item foi implantado, impresso na frente da credencial, o código armazenará informações do documento: como nome, data de validade, órgão emissor e outros, possibilitando, por exemplo, o reconhecimento e comparação das informações, quando da fiscalização pelo agente de trânsito.

Parcerias – Para possibilitar todas essas conquistas e ações a Prefeitura, por meio da STTP, tem estabelecido parcerias com outras entidades e órgãos públicos nos mais diversos setores, a exemplo da UFCG onde foi formaliza um convênio que possibilita a análise do material aplicado na sinalização de trânsito da cidade. Com essa parceria, que envolve o departamento de Engenharia de Minas, a STTP está obtendo o controle de qualidade da tinta à base de resina acrílica, ou emulsionada com água, para demarcação viária, e utilizada por exemplo na pintura de faixa de pedestre, linhas de bordo, eixo, etc. Também está´possibilitando apresentar os resultados da qualidade de produção de tachas e tachões retrorrefletivas; microesferas de vidro retrorrefletivas, e sobre a resistência do material utilizado na produção de gelo baiano e de piquete (pontos de ônibus).

Além das ações conjuntas com o Google Brasil, também existem parcerias com a PRF, Cptran, CIOP da Policia Militar, e Policia Civil, onde tem sido realizado várias trabalhos de monitoramento ou de fiscalização de trânsito, possibilitado ações de operação e de segurança viária, além de participações nas campanhas educativas.

Educação de trânsito premiada – 2017 também foi um ano de conquistas e de reconhecimento do trabalho desenvolvido pela STTP através da premiada equipe da divisão de educação de trânsito.

Pelas ações integradas de educação de trânsito durante a campanha Maio Amarelo rendeu à Campina Grande a premiação atestada pela ONG Observatório Nacional de Segurança Viária, que reconheceu o engajamento do município nas ações voltadas a promover a segurança no trânsito. Ainda no inicio de junho, o prefeito Romero Rodrigues recebeu o Troféu “Destaque Maio Amarelo” 2017, categoria poder público municipal, e a certificação de “Município Laço Amarelo”.

Ainda no final de novembro, a Prefeitura de Campina Grande foi agraciada com o 3º Prêmio Lions Clube de Educação para o Trânsito, em reconhecimento as ações desenvolvidas pela STTP durante a Campanha Maio Amarelo, e por se destacar nacionalmente na implantação da Fábrica de Semáforos.

Campanhas – Importante projeto de educação de trânsito executado pela STTP, foi a 4ª Olimpíada de Trânsito, que este ano contemplou dezesseis escolas, sendo oito particulares e oito municipais, contando com a participação direta de 640 alunos competindo, e de 2400 com ações indiretas. Durante 2017, ainda foram realizadas mais de 45 palestras em escolas, empresas, órgãos públicos, empresas, etc, atingido um público estimado em mais de 4300 pessoas.

A STTP também foi uma dos órgãos parceiros da Semana Neuro em Ação, promovida pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), em setembro, cuja iniciativa foi de conscientizar a população quanto aos perigos dos hábitos maléficos cotidianos, como o uso do aparelho celular ao volante. #DáParaEsperar – Conecte sua atenção no Trânsito – foi o título da campanha educativa da STTP, abordando justamente o assunto em pauta pela ação da SBN.

Finalizando as ações anual de educação de trânsito foi executado, em parceria com o Partage Shopping e a Maçonaria, mais uma campanha de respeito as vagas de estacionamento exclusivo para idosos e deficientes. Num quiosque instalado na área de eventos do shopping, durante uma semana foi possível a confecção e retirada de 205 cartões credencial que dá direito a essas vagas exclusivas. No período foi feita uma farta distribuição de material informativo e de conscientização de que o uso da credencial é obrigatório tanto em áreas privadas – como hospitais, shoppings, supermercados e universidades, por exemplo – quanto em vagas exclusivas do estacionamento regulamentado (Zona Azul). Mais de 2700 credenciais de idosos, e de 504 de deficientes foram emitidos em 2017 pela gerencia de transportes.

Assessoria de Imprensa
27/12/2017


Preferência de Cookies

Usamos cookies e tecnologias semelhantes que são necessárias para operar o site. Você pode consentir com o nosso uso de cookies clicando em "Aceitar" ou gerenciar suas preferências clicando em “Minhas opções”. Para obter mais informações sobre os tipos de cookies, como utilizamos e quais dados são coletados, leia nossa Política de Privacidade.