STTP instala balizadores nas ciclofaixas da JK, para garantir mais segurança aos ciclistas

Desde a última segunda feira, 28, quem circula pelo entorno das ciclofaixas da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Presidente Médici, percebeu que a Prefeitura de Campina Grande, através da STTP,  está instalando novos equipamentos de sinalização. São aproximadamente cinquenta balizadores que estão sendo instalados, num projeto piloto que objetiva reforçar os limites entre a faixa de rolamento para veículos motorizados e a área para bicicletas, garantindo mais segurança viária naquele trecho.

O balizador é um equipamento para sinalização, feito de PVC extraflexível, material resistente, mas dobrável quando pressionado com grande força, não oferecendo riscos de danos no caso de choque. Pintados com cores claras, possuem material refletivo para que possam ser vistos à distância, com o reflexo dos faróis dos automóveis.

Campina Grande conta, atualmente, com 104,7 km de vias exclusivas para bicicletas e a proposta é que esse novo equipamento chegue a diversos outros locais da cidade, onde se verifique necessidade de reforço da sinalização e como um elemento de alerta aos condutores de veículos motorizados, de que aquela área não é destinada ao seu veículo.

Fiscalização

Com apoio de equipes de agentes da “Ciclomob”, a Divisão de Educação de Trânsito da STTP também tem realizado, diariamente, operações para combater o estacionamento irregular em ciclovias, ciclofaixas e ciclorotas, na cidade, orientando condutores de veículos e motocicletas parados em local proibido. Conforme relatórios apresentados pelas equipes de fiscalização, além dos carros estacionados na ciclofaixa, também são verificadas motocicletas estacionadas em cima da calçada. Quem estacionar, ou transitar, em ciclovias ou ciclofaixas está passível de multa. Os carros flagrados na ciclofaixa são enquadrados no artigo 181 inciso VIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada grave e quem for flagrado transitando em ciclofaixas ou ciclovias, estará cometendo uma penalidade administrativa que custará 7 pontos na sua CNH, além de ter que desembolsar um valor de R$ 880,41.

Quer imprimir esta publicação ?

COMPARTILHAR